X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Congresso prepara leis para regulamentar home office


Imagem ilustrativa da imagem Congresso prepara leis para regulamentar home office
Congresso Nacional: recesso foi de 22 de dezembro a 2 de fevereiro |  Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em meio a um crescimento de 270% nos processos trabalhistas relacionados a questões de home office, parlamentares preparam uma série de projetos de lei para regulamentar o trabalho a distância no País.

De acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, nas Varas de Trabalho do País, havia 46 reclamações envolvendo home office, entre março e agosto de 2019. No mesmo período deste ano — auge da pandemia do novo coronavírus no Brasil —, o número de ações chegou a 170.

No Espírito Santo, também houve aumento. Enquanto 2019 teve uma ação sobre trabalho remoto, até setembro de 2020, foram cinco registros.

Com as empresas dispostas a manter o regime de home office no ano que vem, propostas de regulamentação a essa modalidade de trabalho devem ir à votação no Congresso. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) tem três projetos em tramitação.

O Projeto de Lei 3512/2020 estabelece que a empresa forneça os equipamentos necessários, reembolse despesas como internet e telefonia e pague horas extras aos funcionários nesse regime.

Já o PL 3428/20 dá direito a mães e pais solteiros, com crianças menores de 12 anos, a trabalho remoto até a reabertura da creche ou escola. O PL 4044/2020 garante o descanso do trabalhador, que não pode ser acionado pelos superiores durante sua folga.

Deputados também têm elaborado projetos para estabelecer regras no trabalho remoto. O PL 2251/2020, de Cleber Verde (Republicanos-MA), dispõe sobre a responsabilidade dos empregadores por acidentes de trabalho sofridos pelos funcionários em casa.

O deputado João Daniel (PT-SE) criou o PL 4831/2020, que equipara a jornada de trabalho em home office às regras do regime presencial, incluindo a desconexão do trabalho. Já o PL 3077/2020, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) autoriza a implantação do trabalho a distância no serviço público.

Para a advogada trabalhista Marta Vimercati, o trabalhador deve observar se a empresa não está controlando sua jornada de forma exagerada. “Ligações excessivas e fora da jornada podem ser uma forma de abuso. O funcionário que se sentir prejudicado pode procurar a Justiça do Trabalho”.


SAIBA MAIS


  • PL 3428/2020 diz que pais solteiros podem trabalhar de casa até a volta das aulas presenciais do filho.
  • PL 3512/2020 responsabiliza a empresa por fornecer ferramentas de trabalho para o home office e arcar com custos de internet e telefonia.

  • PL 4044/2020 regulariza a desconexão do trabalhador em seus momentos de folga.
  • PL 2251/2020 responsabiliza a empresa por acidentes de trabalho que acontecerem em casa.
  • PL 4831/2020 iguala as regras da jornada de trabalho remoto com as do formato presencial.
  • PL 3077/2020 autoriza o home office no serviço público.

Fonte: Câmara dos Deputados e Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: