Concurso público da Polícia Científica em 2026, anuncia Casagrande
Casagrande apresentou os planos do governo para 2026 e anunciou a 1º seleção de servidores para o quadro da nova corporação policial
Ao fazer um balanço da gestão ao longo dos sete anos desde que assumiu o governo, em 2019, o governador Renato Casagrande percorreu diferentes tempos da administração pública.
Olhou para o passado, falou do presente e projetou o futuro, anunciando novas ações para 2026, que incluem investimentos em educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, mobilidade e turismo, incluindo a abertura de concursos públicos.
Entre os exemplos, para o ano que vem está prevista a realização do primeiro concurso público da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). Os detalhes, como a quantidade de vagas, serão divulgados posteriormente.
A PCIES foi criada por lei de 18 de dezembro de 2023, como órgão da Administração Direta vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.
A estrutura da Polícia Científica do Espírito Santo inclui os institutos de Criminalística, de Identificação, de Laboratórios de Análises Forenses e Médico-Legal.
Reportagem publicada em A Tribuna na quarta-feira (17) mostrou que o Orçamento para o próximo ano, aprovado pela Assembleia Legislativa, prevê a realização de concursos e novas nomeações para 28 órgãos públicos estaduais.
Na ocasião, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, explicou que o Projeto de Lei Complementar (PLC) 37/2025, que institui o Estatuto dos Servidores da Polícia Científica do Espírito Santo, havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa, em sessão realizada na última segunda-feira.
“Os PLs (projetos de lei) sobre a carreira e o estatuto já foram aprovados. Agora, o órgão precisará encaminhar a solicitação à Seger (Secretaria de Gestão e Recursos Humanos) para, depois, ser levada ao governador para aprovação”, disse Álvaro Duboc, à época.
Casagrande afirmou, durante a coletiva de ontem, que irá sancionar o projeto de lei nos próximos dias, que consolida a existência da Polícia Científica do Estado.
Outros
Mas não para por aí. Casagrande sinalizou outros concursos públicos em 2026: “A gente sempre faz. Realizamos para a área de segurança, da educação, queremos fazer mais concursos para a educação. Fazemos sempre concursos para áreas estratégicas, como áreas de infraestrutura. Então, todo ano a gente tem alguns concursos, que é a forma de reforçar os nossos profissionais”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários