X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Como disputar vaga para trabalhar sem sair de casa

| 16/06/2020 09:00 h | Atualizado em 16/06/2020, 10:20

Há poucos meses, profissionais atuando em home office eram minoria no mercado de trabalho brasileiro. Mas isso mudou por causa da pandemia do novo coronavírus.

Operação em empresa de vinhos que está com seleção aberta para quem quer trabalhar sem sair de casa
Operação em empresa de vinhos que está com seleção aberta para quem quer trabalhar sem sair de casa |  Foto: Divulgação/Wine
Um levantamento realizado pela reportagem de A Tribuna apontou que no mínimo 22 empresas estão contratando profissionais do Estado para trabalhar de casa. Há oportunidades para cargos de níveis médio e superior, em diversas áreas, e o processo seletivo, na maioria das vezes, é 100% digital.

Uma das empresas que está selecionando é a XP Investimentos, que tem 150 vagas para cargos como analista de risco, assessor de investimentos, analista de fundos imobiliários, desenvolvedor, gerente de RH, entre outros.

As vagas, de acordo com a empresa, não são separadas por regiões. “O intuito é buscar os melhores profissionais de mercado, independentemente do Estado.”

A Wine, empresa capixaba de venda virtual de vinhos, também tem vagas. São 11 chances em posições como analista de sistemas, especialista fiscal e na área de design.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da empresa, Paula Caetano, as vagas para trabalho em casa são novidade.

“Já havíamos realizado um estudo para implantação do modelo de trabalho, mas ainda não tínhamos testado esse novo formato e a pandemia acabou acelerando o processo. E apesar das diversas variáveis, nos adaptamos rapidamente.”

Também há chances por meio da Catho, que oferece 51 vagas para trabalhar remotamente como recrutador e selecionador, e até mesmo como vendedor. É possível acessar a plataforma de maneira gratuita nos primeiros 30 dias.

A ISH Tecnologia também está contratando. Há 24 oportunidades para cargos como: analista de suporte júnior, executivo de contas, entre outros.

Já a empresa de pagamentos por aplicativo PicPay tem 60 vagas para analista de treinamento e desenvolvimento sênior, desenvolvedor PHP, team leader – data analytics, entre outros cargos.

As recrutadoras Center RH, Heach RH, Psico Espaço e Psico Store também estão selecionando profissionais para diversas postos, bem como as empresas Feedback Hunter, Loga Internet, Yooga Tecnologia, entre outras.

Mais qualidade de vida no dia a dia

Trabalhar em casa e criar uma rotina produtiva sem alguém monitorando de perto pode ser desafiador. Entretanto, para muitos profissionais, essa nova forma de trabalho ajudou a melhorar a qualidade de vida.

Um dos principais benefícios é o estreitamento das relações familiares, conforme demonstrou a Pesquisa de Saúde Mental, do LinkedIn.

O estudo ouviu 2 mil profissionais na segunda quinzena de abril. Destes, 59% afirmam que o trabalho remoto durante a quarentena fez com que aumentasse o tempo de qualidade com a família.

Outro ponto positivo destacado foi a adoção de uma alimentação mais saudável, apontada por 32%.

Além disso, a redução de tempo no trânsito ou se preparando para ir trabalho também contribui para aumentar a qualidade de vida de quem passou trabalhar de casa.

O segredo, segundo o diretor administrativo financeiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), Sidcley Gabriel da Silva, é o equilíbrio. “Estabelecendo prioridades e tendo boa comunicação, tudo funciona.”

Maioria das empresas quer permanecer em home office

Yooga: encontros semanais
Yooga: encontros semanais |  Foto: Divulgação
Um estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield apontou que 73,8% das empresas pretende tornar o home office definitivo, mesmo após a pandemia.

O número impressiona, pois até então, 42,6% nunca haviam adotado esse modelo de trabalho antes e nem sequer imaginavam essa possibilidade. Outros 23,8% afirmaram que o home office era algo em estudo, mas não definido.

No Estado, uma das empresas que pretende oferecer a opção de trabalho remoto definitivo é a Yooga Tecnologia, conforme explicou o diretor-executivo Vinicius Melo.

“Vamos dar autonomia para que o colaborador decida se prefere trabalhar de forma presencial ou em casa. A ideia, porém, é manter um encontro semanal para reuniões importantes e momentos de confraternização.”

A Loga Internet também avalia a possibilidade de manter alguns setores e profissionais em home office após a pandemia, além de modelos de trabalho híbridos, isto é, com atuação a distância na maior parte do tempo e trabalho presencial, quando necessário.

Home office

Cem são demitidos todo dia

A diminuição do rendimento profissional durante o período de trabalho em casa tem levado à demissão de cerca de 100 pessoas por dia no Estado.

Sidcley alerta para necessidade de diálogo entre empresa e trabalhador
Sidcley alerta para necessidade de diálogo entre empresa e trabalhador |  Foto: Divulgação/ABRH-ES
O número é estimado pela psicóloga e especialista em Carreiras, Gisélia Freitas, segundo a qual a improdutividade, aliada ao alto custo de manter o profissional, acaba sendo determinante na hora de decidir quem permanece ou é mandado embora da empresa. “É uma questão de custo-benefício. Mas há de se avaliar o motivo da improdutividade. Há casos em que é preciso fazer adaptações, tanto por parte do profissional, quanto por parte da empresa. Em outros casos, é mesmo por questão de comodismo do profissional, que pensa que home office é sinônimo de férias.”

Por um tempo, alguns comportamentos foram tolerados devido à forma inesperada com que o home office foi adotado pelas empresas.

Mas, na medida em que o período de trabalho em casa se estende, essas atitudes passaram a ser consideradas problemáticas. Alguns deles são: falta de organização, ausência de prioridades, demora em responder às tentativas de contato do chefe, trabalho entregue com atrasos ou com pouca qualidade, entre outros.

Ao menos 10% dos profissionais em home office têm um rendimento aquém do esperado, segundo a psicóloga e diretora da PsicoStore, Martha Zouain. “Muitos têm dificuldade em trabalhar com certa autonomia, sem alguém por perto olhando e cobrando, e isso acaba criando problemas.”

Ela alerta, entretanto, que é possível tentar reverter a situação. O ideal é estabelecer regras, separar a rotina familiar e a rotina profissional, e tentar criar um ambiente propício para o trabalho.

“O líder também tem papel importante, e deve realizar um acompanhamento para identificar e tentar ajudar com eventuais dificuldades da equipe, que está dispersa.”

O diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES), Sidcley Gabriel da Silva, alerta que comunicação é fundamental.

“A rotina de home office precisa ser combinada entre empresa e trabalhador. É preciso evitar interrupções não combinadas, estabelecer prazos e cumpri-los. Seguir com o planejado ajuda a estabelecer uma relação de confiança, e demonstra a sua produtividade.”


ENTENDA

Nova forma de trabalho
- Em meados de março, quanto foi declarada situação de pandemia da Covid-19, milhares de empresas adotaram o regime de trabalho em home office – e muitas permanecem desta forma.

Adaptação
- Na maior parte dos casos, a adaptação à nova rotina ocorreu após uma ou duas semanas. Mas, ainda hoje, há profissionais que não se adequaram e tiveram queda na produtividade.

Dificuldades
- Muitas pessoas enfrentam dificuldades para conciliar o trabalho e a rotina familiar. Há preocupações com a pandemia e diminuição de renda.
- Também há situações em que a própria estrutura (internet ruim, computador compartilhado, diversos moradores em espaço pequeno) atrapalha.
- E há quem associe o trabalho em casa às férias, e priorize outras tarefas.

Reversão da situação
- Estabeleça uma rotina, defina espaço e hora para trabalho, e quais são as prioridades.
- Converse com outros moradores sobre a necessidade de foco, e evite acessar as redes sociais.
- O chefe também tem papel importante, e deve realizar acompanhamento constante para identificar eventuais dificuldades.

Fonte: Especialistas Gisélia Freitas, Martha Zouain e Sidcley Gabriel da Silva.


Um terço rende mais em casa

Para boa parte dos brasileiros, a falta de interação com os colegas de trabalho tem influenciado a produtividade durante o home office. É o que demonstrou uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, que ouviu 2 mil profissionais na segunda quinzena de abril.

Trabalho em casa: novos hábitos
Trabalho em casa: novos hábitos |  Foto: Getty Images/iStockphoto - 16/12/2015
A distância dos colegas e, consequentemente, a redução das interrupções relacionadas ao ambiente do escritório, por exemplo, faz com que 33% dos entrevistados considerem que estão mais produtivos agora que trabalham remotamente.

Em outros casos, a percepção da mudança foi negativa. Cerca de 39% dos entrevistados afirmaram que se sentem mais solitários trabalhando em casa.

Outros 30% afirmam estarem estressados pela ausência de momentos de descontração no trabalho. E 20% sentem-se inseguros pelas dificuldades em saber o que está acontecendo com seus colegas de trabalho e sua empresa.

OPINIÕES

Imagem ilustrativa da imagem Como disputar vaga para trabalhar sem sair de casa

"Na conjuntura atual de estado de calamidade pública, o empregado não pode se recusar a trabalhar em regime de home office” - Gabriel Junqueira Sales, advogado

"Nem todos estão acostumados a trabalhar com certa autonomia, mas é algo que pode ser ajustado” - Martha Zouain, psicóloga e diretora da Psico Store


“Trabalhar sozinho exige disciplina” - Renato Alves Diretor de expansão da Bicalho Consultoria

Renato Alve- Diretor de expansão da Bicalho Consultoria
Renato Alve- Diretor de expansão da Bicalho Consultoria |  Foto: Divulgação
Antes da pandemia da Covid-19 eclodir, milhares de pessoas tinham o sonho de poder trabalhar de casa. Conciliar o serviço com as outras atividades do dia, ter mais tempo com os familiares e amigos e conseguir atuar dentro do horário comercial, sem precisar enfrentar o trânsito, parecia a solução de muitos problemas.

Mas, depois de semanas sendo obrigados a fazê-lo para evitar a proliferação da doença, pergunto: será que o sonho virou pesadelo?

É óbvio que as condições atuais não faziam parte do cenário que imaginávamos. De repente, muitos indivíduos se viram trabalhando em casa, com a presença em tempo integral da família, e em ambiente improvisado.

Além disso, empresas que nunca tinham adotado o home office encontraram enormes dificuldades para gerenciar o negócio a distância, garantir que não sofresse os impactos da pandemia e que a qualidade da entrega de seus colaboradores não declinasse.

Mas acredito que essa mudança no mercado de trabalho veio para ficar. Então, fuja de armadilhas como acordar mais tarde e passar o dia de pijama. Trabalhar sozinho exige foco e disciplina para que a rotina seja satisfatória.


AS EMPRESAS COM CHANCES

1 - XP Investimentos
- vagas: 150
- cargos: analista de crédito, de risco, assessor de investimentos, arquiteto de software, engenheiro de dados e desenvolvedor, gerente de RH, entre outros.
- cadastro: www.xpinc.com/carreiras

2 - PicPay
- vagas: 60
- cargos: analista treinamento e desenvolvimento Sr., desenvolvedor PHP - Pleno, team leader (líder de equipe), e outros
- cadastro: picpay.gupy.io

Contador é um dos cargos para os quais é possível disputar uma oportunidade para o  trabalho remoto
Contador é um dos cargos para os quais é possível disputar uma oportunidade para o trabalho remoto |  Foto: Divulgação
3 - ISH Tecnologia
- vagas: 24
- cargos: analista de suporte júnior, executivo de contas, e outros
- cadastro enviar currículo para o e-mail [email protected]

4 - Wine
- vagas: 11
- cargos: analista de sistemas, desenvolvedor de aplicações back end, especialista de Segurança da Informação, especialista fiscal, motion designer (designer de animação), e outros.
- cadastro: wine.gupy.io

5 - Center RH
- vagas: 1
- cargos: desenvolvedor React Mern (coordena equipes e desenvolve projetos)
- cadastro: www.centerrh.com.br

6 - Psico Espaço
- vagas: 1
- cargo: assistente de atendimento
- cadastro e mais informações: www.psicoespaco.com.br/vagas

7 - Do Up English Life
- vagas: 1
- cargos: divulgador
- cadastro e mais informações: www.instagram.com/doupvix

8 - Feedback Hunter
- vagas: 1
- cargo: desenvolvedor Full-Stack (lida com a interface e camadas mais profundas de programação)
- cadastro enviar currículo para [email protected]

9 - Heach RH
- vagas: 4
- cargos: analista fiscal, assistente de Marketing e designer gráfico.
- cadastro heach.abler.com.br

10 CDP - Recursos Humanos
- vagas: 1, para contador
- cadastro e mais informações: chamonedp.com.br/vagas-disponiveis

11 - Loga Internet
- vagas: 2
- cargos: coordenador administrativo e coordenador de faturamento
- cadastro: [email protected]

12 - BRQ Digital Solutions
- vagas: 1
- cargos:  analista de testes
- cadastro e mais informações: www.vagas.com.br/vagas/v2071073/analista-de-testes

13 - Presença Correspondente de Instituições Financeiras
- vagas: 5
- cargos: consultor de crédito consignado, telemarketing, e outros
- cadastro: www.infojobs.com.br

14 - Disys do Brasil
- vagas: 1
- cargos: front-end developer (trabalha com a parte da aplicação que interage direto com o usuário)
- cadastro e informações: www.vagas.com.br/vagas/v2070678/front-end-developer

15 - Psico Store
- vagas: 1
- cargos: consultor SDR
- cadastro: www.psicostore.com.br

16 - Spassu Tecnologia
- vagas: 1
- cargos: analista de teste
- cadastro e mais informações: www.infojobs.com.br/vaga-de-analista-teste-em-espirito-santo__6840222.aspx

17 - Teleperformance
- vagas: 50
- cargos: agente de atendimento
- cadastro:  www.vagas.com.br/vagas/v2069436/agente-de-atendimento-trabalhe-em-casa-sp

18 - Tribunal do Consumidor
- vagas: 9
- cargos: conciliador extrajudicial
- cadastro: www.infojobs.com.br

19 - TZ3 Tecnologia
- vagas: 1
- cargos: desenvolvedor Web / Mobile.
- cadastro e mais infomações: vagasremotas.com.br/company/Kenoby

20 - Catho
- vagas: 51
- cargos: recrutador, selecionador, e vendedor
- cadastro e mais informações: www.catho.com.br/vagas/home-office/es
A plataforma é gratuita nos primeiros 30 dias de utilização. É preciso cancelar o cadastro antes desse prazo, ou há cobrança.

21 - Alest Consultoria
- vagas: 3
- cargos: assistente comercial, assistente de Marketing e customer success (gerenciamento de clientes)
- cadastro: vagasremotas.com.br/company/Kenoby

22 - Yooga Tecnologia
- vagas: 2
- cargos: atendimento, suporte e sucesso do cliente
- cadastro: [email protected]

Fonte: Empresas citadas e pesquisa AT.


Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS