Comércio reabre a partir de hoje em 72 municípios do Estado
Escute essa reportagem
A partir de hoje, o comércio volta a funcionar em 72 cidades capixabas classificadas com risco leve ou moderado de contágio por coronavírus.
Mesmo assim, os estabelecimentos só podem abrir as portas se seguirem regras como o uso de máscara por funcionários, ocupação de um cliente por 10 metros quadrados e distanciamento nas filas.
Na Grande Vitória e em Alfredo Chaves, no entanto, as lojas permanecem fechadas, já que as cidades foram classificadas com risco alto de contágio por coronavírus.
Mesmo sendo feriado hoje e amanhã (Dia de Nossa Senhora da Penha e Dia de Tiradentes, respectivamente), o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, prevê que, nesses 72 municípios, lojistas retornem às atividades ainda hoje.
“Até porque é preciso rearrumar suas lojas. É uma vida nova. Muitos terão dificuldades, por isso, é necessário voltar logo ao trabalho. Vejo com otimismo esse retorno. Temos que reorganizar as estruturas para novos desafios. Esse era o clamor dos comerciantes. Teremos grandes dificuldades e teremos que lutar pela sobrevivência.”
Pelo decreto do governo do Estado, as cidades com risco leve ou moderado que tiverem mais de
70 mil habitantes, como Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Aracruz, deverão adotar escalonamento no comércio.
A reportagem entrou em contato com as maiores cidades do Estado, mas as regras ainda não tinham sido definidas. Linhares, por exemplo, informou que vai usar os feriados para traçar como será o escalonamento.
Em Cachoeiro, o prefeito Victor Coelho disse que as atividades serão retomadas na quarta-feira. “Ainda estamos aguardando a publicação do decreto estadual para elaborar o nosso escalonamento em dois turnos”.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, já se reuniu com vereadores para pensar estratégias para a reabertura, mas ainda não definiu como será o escalonamento.
As regras
Metodologia
Os municípios que apresentarem número de casos da Covid-19 a cada 100 mil habitantes abaixo da média estadual estarão no risco baixo; os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no risco moderado; e os que estiverem acima desse percentual, no risco alto.
Nas cidades com risco leve
- Liberado o funcionamento de estabelecimentos com ressalvas:
- É obrigatório o uso de máscaras por funcionários;
- Para clientes, o uso é recomendado;
- Só está liberada a entrada de um cliente por 10 metros quadrados;
- É recomendado o distanciamento entre os clientes nas filas;
- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (uma pessoa por 14 metros quadrados);
- Deve haver escalonamento de horários de funcionamento em, no mínimo, dois turnos em cidades com mais de 70 mil habitantes (a organização e os critérios são dos municípios).
Nas cidades com risco moderado
- Valem as mesmas recomendações, com as seguintes alterações:
- Obrigatório o uso de máscaras por clientes e funcionários;
- Lojas de galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um turno.
Cidades com risco alto
- Só podem funcionar serviços essenciais (farmácias, padarias, supermercados, entre outros) e locais autorizados por decretos do governo.
Portas fechadas
- Apenas na Grande Vitória e em Alfredo Chaves, que estão na lista de risco alto de contágio por coronavírus, as lojas permanecem fechadas.
Outras medidas
- Cachoeiro de Itapemirim: a prefeitura anunciou que vai implementar o Disk Aglomeração para moradores fazerem denúncias.
- Aracruz: estuda a obrigatoriedade do uso de máscaras por todas as pessoas nas ruas. Para isso, planeja fazer uma distribuição em massa desse equipamento de proteção.
- Colatina: a prefeitura informou que serão definidas as regras para o escalonamento do comércio após reunião marcada para hoje.
Comentários