Comércio capixaba supera o de São Paulo, Rio e Minas
Vendas do varejo no ES cresceram três vezes mais que a média da Região Sudeste, com destaque para vestuário e calçados
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As vendas do comércio varejista no Espírito Santo cresceram acima da média nacional e superaram os demais estados do Sudeste no acumulado de janeiro a abril deste ano.
O avanço registrado foi de 4,3%, enquanto a média do País ficou em 2,1% — mesmo índice de Minas Gerais. Em São Paulo, o crescimento foi de 1,5% e, no Rio de Janeiro, houve recuo de 2,2%.
Conforme dados do Connect Fecomércio-ES, o Estado também teve o melhor desempenho para o mês de abril dos últimos 20 anos, com o índice de volume de vendas atingindo 113 pontos. Em relação a abril de 2024, a alta capixaba foi de 5,2%, acima da média nacional (4,8%) e da regional (3,2%).
O coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, destacou que o Espírito Santo cresceu três vezes mais que a média do Sudeste no quadrimestre, que foi de 1,4%.
Para ele, os dados mostram uma tendência de aquecimento do mercado local. “A elevação nas vendas do varejo pode intensificar os investimentos capixabas, possibilitando a geração de mais emprego e renda”, afirmou.
Entre os segmentos com maior crescimento em abril, ante ao mesmo mês em 2024, estão tecidos, vestuário e calçados (20,8%); produtos farmacêuticos e cosméticos (11,4%); equipamentos de informática e comunicação (8,6%); e hiper e supermercados (6,2%).
No varejo ampliado — que inclui setores do atacado e do atacarejo — o Espírito Santo teve alta de 4,1% no acumulado do ano, enquanto a média do Sudeste foi de 0,5% e a nacional de 1%.
O destaque foi o atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, que subiu 30% em abril frente ao mesmo mês de 2024. Já o setor de veículos teve queda de 0,7% no quadrimestre, e o de material de construção avançou 3,4%.
A estimativa é de que as vendas de junho tenham alcançado R$ 6,9 bilhões, aumento de 8,18% em relação ao mesmo mês de 2024.
Para julho, a projeção é de R$ 7,24 bilhões, com alta de 5,87%. A expectativa é de equilíbrio entre os dois trimestres do semestre, com leve vantagem para o segundo.
Intenção de consumo sobe
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo em junho atingiu 102,3 pontos, o segundo maior resultado para o mês desde 2015, atrás só de junho de 2024, que marcou 108,7. O índice está acima das médias nacional (100,8) e do Sudeste (101,6).
A pesquisa do Connect Fecomércio-ES, baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra que as famílias capixabas mantêm confiança no consumo e nas perspectivas profissionais nos últimos três anos, com ICF superior a 100 pontos.
O subíndice nível de consumo atual atingiu 91,8 pontos em junho, o maior para o mês desde o início da série histórica, indicando menor grau de insatisfação no período.
Dos nove subíndices do ICF, seis apresentam índice acima de 100 pontos, e cinco deles superam os indicadores nacionais.
A pesquisa demonstrou ainda que as famílias que possuem renda abaixo de 10 salários mínimos têm maior sensibilidade a preços e crédito, enquanto as de renda mais alta mantêm o consumo de bens duráveis.
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