X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Comerciantes fazem novo protesto: "É inviável abrir apenas dois dias da semana"


Imagem ilustrativa da imagem Comerciantes fazem novo protesto: "É inviável abrir apenas dois dias da semana"
Faixas pediam a reabertura integral do comércio |  Foto: Fábio Nunes / AT

Comerciantes da Serra fizeram, pela terceira vez, um protesto na região de Laranjeiras contra a abertura alternada dos estabelecimentos, por conta da epidemia do coronavírus. Um decreto do Governo do Estado, que entrou em vigor em maio, estabelece dias alternados para a aberturas de itens pessoais e não pessoais. As lojas não podem abrir fora de sua data, sob pena de multa.

Imagem ilustrativa da imagem Comerciantes fazem novo protesto: "É inviável abrir apenas dois dias da semana"
Comerciantes protestam em Laranjeiras |  Foto: Fábio Nunes / AT

A principal preocupação do grupo foram as recentes notícias, que indicam a possibilidade de um lockdown no Estado. A quantidade de dias autorizadas para funcionamento também é alvo de reclamações.

"Nós acreditamos que uma nova surpresa vai surgir até o final desta semana. Não estão preocupados com a saúde econômica. Covid é uma doença séria, tem que ser vigiada, mas não estão pensando na sobrevivência do comércio. Não tem como uma loja abrir apenas duas vezes na semana, independente de qual é o seu ramo. Os custos não cobrem. É inviável", contou o comerciante André Lucas Venturote, que integra o grupo de organizadores do movimento.


Para André, o pequeno comércio está preparado para atender aos clientes, com segurança e seguindo as regras do Governo do Estado e do município. "Nós temos um espaço muito menor que uma padaria ou um supermercado. A nossa vigilância é maior. A nossa reivindicação é para que não haja um desemprego em massa. Por trás de cada empresa, tem um pai de família e as autoridades precisam enxergar isso", disse.

Ainda na avaliação do comerciante, o movimento nas ruas aumentou com a abertura alternada. "Quem precisa comprar uma roupa e uma capinha para o celular, por exemplo, precisar sair em dois dias diferentes. O movimento dobrou. Foi um tiro no pé. O horário pode ser regido pelo governo, mas não podemos ser reféns de um decreto. Estão culpando o comércio", afirmou.

O protesto terminou por volta das 11h30. O grupo promete um novo manifesto, mas sem dada pré-agendada.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: