X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Cliente consegue na Justiça devolução de dinheiro após transferência errada

A cliente errou na digitação e enviou R$ 1.425 para uma conta errada. Como não obteve retorno da instituição, entrou na Justiça


Uma cliente conseguiu na Justiça junto ao banco o ressarcimento de R$ 1.425 que ela transferiu por engano para uma conta errada. Três minutos depois, o erro foi percebido e ela entrou em contato com o banco para bloquear a operação e receber os valores de volta, mas a instituição não respondeu. As informações são do jornal Extra.

A 15ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, onde o caso ocorreu, concluiu que o banco falhou na prestação do serviço por não ter suspendido a operação financeira e não devolver os valores à consumidora.

 

Imagem ilustrativa da imagem Cliente consegue na Justiça devolução de dinheiro após transferência errada
Real Moeda brasileira |  Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

De acordo com informações da ação, ao fazer a transferência, a cliente errou na digitação, fazendo com que o dinheiro fosse para uma conta errada. Como não obteve retorno da instituição, a consumidora decidiu entrar com uma ação na Justiça.

O pedido foi negado em primeira instância, mas retomado após recurso. Para o relator da ação, o desembargador Mendes Pereira, ficou claro que o serviço não foi prestado da maneira adequada, já que a mulher comunicou a falha imediatamente ao banco.

"A instituição financeira quedou-se inerte, quando deveria ter bloqueado a operação e instaurado procedimento interno administrativo", afirmou o magistrado.

De acordo com o desembargador, o banco deveria ter entrado em contato com o cliente da conta de destino da transferência equivocada para apuração do fato. "Desse modo seria possível obtenção de eventual autorização para realizar o estorno, o quando negativo, comunicar a situação a requerente para tomar as medidas judiciais cabíveis", finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: