X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Cinco mil precisam provar vida

Convocação é feita pelo INSS e pelo IPAJM para evitar suspensão das aposentadorias. É possível receber visita para o procedimento


Ouvir

Escute essa reportagem

Ao menos 5 mil aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que fazer prova de vida para não ter benefícios previdenciários cortados. O requisito é indispensável e tem o objetivo de assegurar que não haja fraude nos pagamentos.

Pelo INSS, a prova de vida que acontece agora vale para os aniversariantes de julho. Já no IPAJM vale para os aniversariantes de setembro a dezembro.

Leia mais sobre Economia

No Espírito Santo, os servidores públicos estaduais contribuem para o IPAJM. Algumas prefeituras possuem regimes próprios de Previdência. Pelo IPAJM, já foram 5 mil convocados, em um período que contou aniversariantes de maio a agosto.

A expectativa do advogado previdenciarista Hércules Netto é de que outros 5 mil servidores sejam convocados para a terceira turma. Tanto no IPAJM quanto no INSS, o pagamento do valor fica condicionado à realização da prova de vida. Se não for realizada, o pagamento do aposentado e pensionista fica suspenso.

Para realizar a prova basta que o interessado compareça a qualquer agência do banco onde recebe o benefício ou à unidade de gestão de pessoas do INSS, levando consigo o documento de identidade oficial. Uma vez regularizada a situação, o crédito do dinheiro será efetivado na primeira folha de pagamento disponível.

Segundo a Previdência, quando não for possível que o titular se apresente para o exame, ele deverá solicitar uma visita técnica para comprovação de vida. Nesse caso, o pagamento é restabelecido quando a visita for realizada.
Para os servidores do IPAJM o recadastramento pode ser feito em qualquer agência do Banestes, basta o cidadão levar um documento de identificação com foto e também o CPF.

Como advogado previdenciário, Netto destaca a importância da realização da prova de vida, no entanto, alerta para a necessidade de outros meios, mas comenta uma possível novidade. “Tudo indica que a autarquia vai buscar formas de agilizar o método, incluindo a biometria digital, mas não se sabe quando estará disponível”.

O INSS, no entanto, minimiza as queixas e diz que o procedimento pode ser efetuado de diversas maneiras, desde a utilização do aplicativo Meu INSS até visitas presenciais às agências do instituto, sem esquecer outras alternativas como vacinação e participação em eleições.


Saiba mais

INSS
Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios do governo precisam ter a prova de vida regularizada para dar continuidade aos pagamentos.

A prova de vida pode ser realizada on-line, no Meu INSS, ou presencialmente, na instituição financeira em que recebe o benefício.

Meu INSS
Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de apps do seu celular (Android ou iOS).

Após a instalação, faça o login com CPF e senha (os dados são os mesmos usados no app Gov.br). Procure a opção “Prova de vida” e, depois, clique em “Iniciar prova de vida”. O app será redirecionado para o App Gov.br para realizar a biometria facial. Após finalizar o procedimento, retorne ao App Meu INSS e verifique se a prova de vida foi concluída com sucesso.

Meu Gov
Baixe o aplicativo Gov.br na loja de apps do seu celular (Android ou iOS). Instale o app e faça o login (Caso não tenha uma conta, crie uma). Após o login, clique em “Serviços”, na tela inicial. Depois, clique em “Prova de vida”. Em “Histórico de prova de vida”, selecione a opção “Prova de vida pendente”.

Clique em “Autorizar” na tela “Autorização”. Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial. Após finalizar esse processo, clique em “Ok”. Na tela “Autorização”, o status da prova de vida deve mudar para “Autorizado”. Você pode acompanhar a solicitação pelo site do órgão pagador do seu benefício.

A prova de vida também pode ser feita presencialmente, na instituição financeira em que a pessoa recebe o benefício, basta levar documento com foto.

IPAJM
Aposentados e/ou pensionistas do IPAJM, civis e militares, de todos os Poderes.

Onde: Agência do Banestes, presencialmente. Levar documento de identificação com foto e CPF..

A prova de vida no IPAJM é válida para aniversariantes de setembro a dezembro.

Fonte: INSS e IPAJM.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: