Cinco mil precisam provar vida
Convocação é feita pelo INSS e pelo IPAJM para evitar suspensão das aposentadorias. É possível receber visita para o procedimento
Escute essa reportagem
Ao menos 5 mil aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que fazer prova de vida para não ter benefícios previdenciários cortados. O requisito é indispensável e tem o objetivo de assegurar que não haja fraude nos pagamentos.
Pelo INSS, a prova de vida que acontece agora vale para os aniversariantes de julho. Já no IPAJM vale para os aniversariantes de setembro a dezembro.
No Espírito Santo, os servidores públicos estaduais contribuem para o IPAJM. Algumas prefeituras possuem regimes próprios de Previdência. Pelo IPAJM, já foram 5 mil convocados, em um período que contou aniversariantes de maio a agosto.
A expectativa do advogado previdenciarista Hércules Netto é de que outros 5 mil servidores sejam convocados para a terceira turma. Tanto no IPAJM quanto no INSS, o pagamento do valor fica condicionado à realização da prova de vida. Se não for realizada, o pagamento do aposentado e pensionista fica suspenso.
Para realizar a prova basta que o interessado compareça a qualquer agência do banco onde recebe o benefício ou à unidade de gestão de pessoas do INSS, levando consigo o documento de identidade oficial. Uma vez regularizada a situação, o crédito do dinheiro será efetivado na primeira folha de pagamento disponível.
Segundo a Previdência, quando não for possível que o titular se apresente para o exame, ele deverá solicitar uma visita técnica para comprovação de vida. Nesse caso, o pagamento é restabelecido quando a visita for realizada.
Para os servidores do IPAJM o recadastramento pode ser feito em qualquer agência do Banestes, basta o cidadão levar um documento de identificação com foto e também o CPF.
Como advogado previdenciário, Netto destaca a importância da realização da prova de vida, no entanto, alerta para a necessidade de outros meios, mas comenta uma possível novidade. “Tudo indica que a autarquia vai buscar formas de agilizar o método, incluindo a biometria digital, mas não se sabe quando estará disponível”.
O INSS, no entanto, minimiza as queixas e diz que o procedimento pode ser efetuado de diversas maneiras, desde a utilização do aplicativo Meu INSS até visitas presenciais às agências do instituto, sem esquecer outras alternativas como vacinação e participação em eleições.
Saiba mais
INSS
Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios do governo precisam ter a prova de vida regularizada para dar continuidade aos pagamentos.
A prova de vida pode ser realizada on-line, no Meu INSS, ou presencialmente, na instituição financeira em que recebe o benefício.
Meu INSS
Baixe o aplicativo Meu INSS na loja de apps do seu celular (Android ou iOS).
Após a instalação, faça o login com CPF e senha (os dados são os mesmos usados no app Gov.br). Procure a opção “Prova de vida” e, depois, clique em “Iniciar prova de vida”. O app será redirecionado para o App Gov.br para realizar a biometria facial. Após finalizar o procedimento, retorne ao App Meu INSS e verifique se a prova de vida foi concluída com sucesso.
Meu Gov
Baixe o aplicativo Gov.br na loja de apps do seu celular (Android ou iOS). Instale o app e faça o login (Caso não tenha uma conta, crie uma). Após o login, clique em “Serviços”, na tela inicial. Depois, clique em “Prova de vida”. Em “Histórico de prova de vida”, selecione a opção “Prova de vida pendente”.
Clique em “Autorizar” na tela “Autorização”. Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial. Após finalizar esse processo, clique em “Ok”. Na tela “Autorização”, o status da prova de vida deve mudar para “Autorizado”. Você pode acompanhar a solicitação pelo site do órgão pagador do seu benefício.
A prova de vida também pode ser feita presencialmente, na instituição financeira em que a pessoa recebe o benefício, basta levar documento com foto.
IPAJM
Aposentados e/ou pensionistas do IPAJM, civis e militares, de todos os Poderes.
Onde: Agência do Banestes, presencialmente. Levar documento de identificação com foto e CPF..
A prova de vida no IPAJM é válida para aniversariantes de setembro a dezembro.
Fonte: INSS e IPAJM.
Comentários