Carro sustentável: conheça o programa que concede até R$ 13 mil de desconto
Programa visa incentivar a compra de veículos com menor impacto ambiental

Consumidores que queiram comprar um carro zero quilômetro com um preço mais em conta devem aproveitar o programa do governo federal que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros mais sustentáveis, recomenda o diretor-executivo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado (Sincodives), José Francisco Costa.
O programa Carro Sustentável visa incentivar a compra de veículos com menor impacto ambiental e maior eficiência energética. Com a medida, a redução dos preços dos chamados carros de entrada (mais baratos) chegou, em alguns casos, a R$ 13 mil.
“Sempre que há um incentivo como esses, é um momento ímpar, muito oportuno e vantajoso ao cliente, mesmo que a isenção de IPI não atinja a todos os modelos”, afirmou o diretor-executivo do Sincodives.
Ele disse que o consumidor de renda mais baixa ficou sem opção de carro zero, sendo forçado a migrar para os usados e seminovos.
Peso
O peso dos veículos aumentou bastante quando se compara veículos lançados na década de 1990 e os atuais. E os motivos são diversos, segundo Diego Receputi, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES).
Hoje, os carros precisam atender a regulamentações de segurança, eficiência e emissões, que incluem diversos sistemas novos nos veículos que aumentam seu peso, segundo o especialista. Entre esses sistemas, está o dimensionamento da estrutura metálica, para melhores resultados no teste de colisão, tanques com paredes de múltiplas camadas para reduzir emissões evaporativas.
Há também itens de conforto que viraram quase que padrão, como direção hidráulica ou elétrica, vidros elétricos, bancos elétricos, além do ar-condicionado. Os carros atuais também têm melhores isolamento acústicos, segurança e estabilidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários