Capixabas poderão negociar dívidas em atraso a partir de segunda-feira (24)
Não há limites nos valores das dívidas e da renda para participar do mutirão, que vai até 11 de agosto
Escute essa reportagem
Os consumidores capixabas com dívidas em atraso com bancos, lojas, empresas de telecomunicação, água e energia elétrica, entre outras, terão a oportunidade de negociar o pagamento a partir desta segunda-feira (24).
O ‘Renegocia’, mutirão nacional de negociação de dívidas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, irá auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de dívidas.
Leia mais notícias de Economia aqui
Não há limites nos valores das dívidas e da renda para participar do mutirão. Para aderir a iniciativa, o consumidor deve agendar o atendimento e comparecer à sede do Procon Estadual, no Centro de Vitória, ou na unidade do Procon localizada no Faça Fácil Cariacica, entre os dias 24 de julho e 11 de agosto.
Além disso, o consumidor — que deve ser o titular da dívida — deve apresentar, na hora do atendimento, documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e documentos relacionados à dívida como contrato, fatura, boleto, entre outros.
Os atendimentos presenciais na sede do Procon devem ser agendados pelo agenda.es.gov.br. Caso o consumidor opte pelo Faça Fácil Cariacica, deverá agendar o seu atendimento no site facafacil.es.gov.br. Já para quem não desejar se deslocar até o Procon, também será possível participar do mutirão Renegocia por meio da plataforma consumidor.gov.br.
A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, informou que a expectativa é de que o órgão realize mais de 500 atendimentos nos dias do mutirão.
“O mutirão Renegocia é uma ação complementar ao Programa Desenrola, do Governo Federal, e é uma excelente oportunidade para que os consumidores negociem as suas dívidas de forma mais favorável, com condições especiais de pagamento e possíveis descontos”, ressaltou Letícia Nogueira.
A diretora-presidente ressaltou, ainda, a importância de o consumidor estar atento à proposta de negociação da empresa. “O consumidor deve observar se a proposta de negociação atende às suas necessidades e se poderá arcar com o compromisso. Dívidas assumidas decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada poderão ser negociadas. Não será possível negociar no mutirão as dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural”, explicou Letícia Nogueira.
Como negociar no consumidor.gov.br
Para fazer a negociação pelo portal consumidor.gov.br, o consumidor deverá acessar o site usando a sua conta gov.br prata ou ouro;
Após, deve-se selecionar o credor para formalizar o pedido;
Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo "Problema" a opção "Renegociação/parcelamento de dívida";
No campo "Descrição da Reclamação", informe que deseja participar da ação de renegociação de débitos;
O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor.
Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.
Fonte: Governo do Estado
Comentários