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Economia

Capixabas estão mais otimistas com a economia

Indicador que avalia o consumo das famílias do Estado superou as médias do sudeste e do país, segundo pesquisa do Connect Fecomércio


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Imagem ilustrativa da imagem Capixabas estão mais otimistas com a economia
Ana Carolina Júlio destaca o crescimento na capacidade de consumo, devido ao mercado de trabalho aquecido |  Foto: Kaddja Fernandes/AT

As famílias que moram no Espírito Santo estão mais otimistas com a economia e têm ainda a pretensão de ampliar seus gastos com compras e serviços ao longo deste ano.

É o que apontou o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo, que cresceu mais uma vez em fevereiro — 0,5% em comparação a janeiro deste ano — e se manteve no nível de satisfação, com 112,6 pontos: acima de 100, que é considerado satisfatório para o cidadão.

As informações são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ao avaliar fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2024, o ICF capixaba registrou alta de 1,7%.

Além disso, o indicador do Estado foi superior à média da Região Sudeste (105,8) e do Brasil (104,5), o que tende a resultar em maior volume de vendas no comércio.

E tanto na análise mensal como na interanual (comparação de fevereiro de 2024 com o mesmo mês de 2025), o ICF do País e do Sudeste apresentaram queda, enquanto o indicador capixaba se manteve crescente.

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, os dados indicam crescimento na capacidade de consumo. Isso se deve ao mercado de trabalho capixaba aquecido, segundo ela, que fechou o ano de 2024 com a criação de 26 mil empregos formais no Estado.

“Além disso, a taxa de desemprego no Espírito Santo, que inclui mercado de trabalho formal e informal, de 3,9%, também é a menor desde o início da série histórica, em 2012. Esses dados apontam uma maior renda disponível para o cidadão. Vale destacar que o subíndice de nível de consumo atual cresceu 3,1%, o que também mostra uma maior satisfação com este momento”, explicou.

Fique por dentro

Indicador

A intenção de consumo dos capixabas alcança o maior nível desde 2014, de acordo com o levantamento do Connect Fecomércio-ES.

O indicador que avalia as famílias do Espírito Santo superou as médias do Sudeste e do Brasil, impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido.

Comportamento

Para o 3º vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, o comportamento de consumo do capixaba, de modo geral, está mudando. “Agora, ele busca equilíbrio: as pessoas pensam no dia a dia, olhando para o futuro, mas sem se esquecer do presente. Assim, elas têm preferido não postergar as compras. Se tem a oportunidade, elas compram logo”, detalhou.

Outro ponto citado por Bergamin é a tranquilidade com relação ao futuro das pessoas que trabalham ou que têm renda.

“Elas acreditam que o emprego vai continuar, que a renda não vai piorar. Em contraponto, há a inflação, porque elas acham que os preços não vão abaixar, pelo contrário, vão subir. Então, para elas, se comprar agora é mais vantagem”.

Fonte: Connect Fecomércio-ES.

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