X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Cade investiga Google por abuso de posição dominante em celulares com Android

Investigação é semelhante a aberta na semana passada pela autoridade antitruste contra a Apple, que teria as mesmas práticas em IPhones


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cade investiga Google por abuso de posição dominante em celulares com Android
Cade investiga Google por abuso de posição dominante em celulares com Android |  Foto: Reprodução/Canva

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação contra o Google por suposto abuso de posição dominante a partir da Play Store em dispositivos com Android. A informação foi revelada pelo Valor Econômico e confirmada pela Folha.

A Play Store é a loja de aplicativos do Google instalada por padrão em celulares com o sistema operacional Android.

A investigação é semelhante a aberta na semana passada pela autoridade antitruste contra a Apple, que teria as mesmas práticas em IPhones.

Procurado, o Google não quis comentar.

Agora, a autarquia deve procurar empresas que usam os serviços da Play Store para comercializar seus produtos para entender a dinâmica do mercado.

Depois de coletar essas e outras informações, a Superintendência Geral do Cade determinará se abre ou não um processo administrativo sobre o caso.

Google e Apple enfrentaram situação semelhante nos Estados Unidos e na Europa. Nos EUA, a desenvolvedora de jogos Epic Games processa as duas empresas por abusarem da sua posição dominante nos marketplaces de aplicativos com a cobrança de taxas de 30%, por exemplo.

Na Europa, é o aplicativo de streaming de áudio Spotify que briga com a Apple desde 2019. Como resultado desse processo, a empresa foi multada em 1,84 bilhão de euros. O bloco econômico entendeu que as restrições impostas para quem usa a app store eram nocivas para a concorrência.

O movimento do Cade para investigar as mesmas situações no Brasil acontece enquanto o país busca aprimorar seu modelo de regulação das grandes empresas de tecnologia.

O Ministério da Fazenda propôs a adoção de 12 medidas legais e infralegais de fortalecimento da regulação brasileira para que empresas nacionais não sejam prejudicadas por práticas anticompetitivas de big techs.

Entre as propostas está o fortalecimento do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), com a criação de uma unidade voltada ao mercado digital com equipes especializadas.

O modelo de regulação proposto dá poder ao conselho de impor obrigações às big techs de forma específica, conforme a necessidade, para garantir a concorrência. Ele tem inspiração nos modelos adotados pela Alemanha e Reino Unido.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: