BR-101 vai ter dois pontos de descanso
Ministério revelou as estruturas para apoiar caminhoneiros. Modernização do contrato de concessão possibilita as obras
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Está programada a construção de dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros (PPD) na BR-101, revelou o Ministério dos Transportes, que, porém, não informou os locais exatos.
Com a modernização do contrato de concessão pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Eco101 deverá investir R$ 7,18 bilhões, dos quais R$ 1,87 bi devem ser executados entre o 1º e o 3º ano do novo contrato. A previsão é de 169 km de duplicações, dos quais 80 feitos até 2026, além de 41 km de faixas adicionais e 11 de marginais.
“Esta rodovia é muito importante para o Brasil, para a integração nacional e para a economia. Ela corta todo o Espírito Santo, desde a divisa com o Rio até a Bahia, sendo um corredor logístico essencial para interligar o Sudeste e o Nordeste”, disse a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
O leilão previsto no protocolo será em 70 dias, e as melhorias vão começar em até 30 dias após a batida do martelo. Segundo o ministério, a partir do leilão, no formato antigo, as obras poderiam demorar de quatro a sete anos para serem retomadas caso o processo de devolução do trecho ocorresse.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, o acordo representa um passo importante para o Estado começar a superar um imbróglio existente há décadas: a infraestrutura rodoviária.
“A solução apresentada tem o objetivo de resolver, no curto prazo, gargalos logísticos na BR-101 e dá um encaminhamento às melhorias a serem realizadas na rodovia. Vamos continuar acompanhando de perto o assunto”, disse.
Segundo José Carlos Bergamin, vice-presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecoméricio-ES), considerando o fim dos incentivos fiscais, a malha viária da BR-101 será estratégica para manter o estado atrativo às atividades de importação e logística será a boa malha viária. “A BR-101 não resolverá tudo, mas já ajudará muito e esperamos que o mesmo empenho na solução da BR-262.”
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado (Transcares), Mario Natali, disse que “é muito positivo o esforço do governo por buscar essa solução, atendendo ao anseio dos capixabas e dos transportadores”. “A manutenção da Eco101 agilizará o processo.”
SAIBA MAIS
De Vila Velha a Anchieta no primeiro ano
Trechos que serão duplicados até o sétimo ano de contrato
Está previsto um total de 221,41 km de duplicações, segundo o acordo do Tribunal de Contas da União.
1º ano: de Vila Velha a Anchieta (quilômetros 308,2 a 357,7), com extensão de 49,50 quilômetros.
2º ano: de Fundão à Serra (quilômetros 231,9 a 247,1), 15,2 quilômetros.
3º ano: de João Neiva a Ibiraçu (quilômetros 207,9 a 210,4), com extensão de 3 quilômetros.
4º ano: de Aracruz a João Neiva (quilômetros 190,5 a 205,4), com extensão de 14,90 quilômetros.
4º ano: Ibiraçu (quilômetro 215), com extensão de 0,90 quilômetros.
4º ano: Ibiraçu (quilômetros 218,8 a 222,9), com extensão de 4,10 quilômetros.
5º ano: de Anchieta a Atílio Vivácqua (quilômetros 357 a 426,7), com extensão de 69 quilômetros.
7º ano: de Linhares a Aracruz (quilômetros 160,09 a 190,5), com extensão de 30,41 quilômetros.
7º ano: Atílio Vivácqua a Mimoso do Sul (quilômetros 426,7 a 461,1), com extensão de 34,40 quilômetros.
Fonte: Acordo do TCU.
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