Banco poderá pedir penhora de bens para abater juro do cheque especial
Essas decisões já abrangem dívidas bancárias
Escute essa reportagem

Os bancos poderão pedir bloqueio para quitar juros do cheque especial a partir da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo advogado especialista em Direito Público Sandro Câmara.
Ele explicou que o banco precisa entrar com ação judicial, e se o juiz entender que não há outros bens para pagar a dívida e que a penhora não vai prejudicar a subsistência, pode autorizar o desconto.
“Na prática, a maioria das decisões limita a penhora a até 30% do salário líquido, seguindo o mesmo raciocínio dos empréstimos consignados”, afirmou.
Essas decisões já abrangem dívidas bancárias, contou Câmara. “Representantes de bancos, como Banco do Brasil e Febraban (Federação Brasileira de Bancos), participaram das discussões defendendo que é preciso equilibrar o direito do banco de receber e a dignidade do devedor”.
Sobre as situações, o advogado disse que tribunais já vêm aplicando critérios variados. “Alguns consideram intocável o salário de até 5 salários mínimos (R$ 7 mil). Outros já autorizaram penhoras de 20% sobre salário de R$ 1.900”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários