X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Banco Central lança moeda comemorativa por 200 anos de Constituição

Moeda é de prata, com valor de face de cinco reais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Banco Central lança moeda comemorativa por 200 anos de Constituição
A nova moeda é gravada com a imagem do Congresso Nacional em uma face, e um caderno escrito a pena tinteiro, representando a Constituição, na outra

O Banco Central lançou nesta quinta-feira (11) uma moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição, outorgada em 25 de março de 1824 por D. Pedro I. A moeda comemorativa é de prata, com valor de face de cinco reais.

A cerimônia de lançamento aconteceu às 9h30 no Salão Nobre do Congresso Nacional. O lançamento é uma homenagem do Banco Central ao Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que implementou o bicameralismo —em que o Legislativo é exercido por duas Câmaras — com a criação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O lançamento, que estava previsto inicialmente para o mês de março, foi aprovado em novembro do ano passado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) –colegiado formado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

A nova moeda é gravada com a imagem do Congresso Nacional em uma face, e um caderno escrito a pena tinteiro, representando a Constituição, na outra.

O Banco Central costuma lançar edições especiais de moedas em homenagem a eventos de relevância nacional, como as Olimpíadas de 2016, sediadas no Rio de Janeiro, a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e centenários de grandes personalidades, como Carlos Drummond de Andrade, em 2002 e Cândido Portinari, em 2003.

A última moeda comemorativa do Banco foi lançada em 2022, em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil. O anverso da moeda tinha o busto de D. Pedro I, em composição com imagem, em segundo plano, de cena do quadro "Sessão do Conselho de Estado", de Georgina de Albuquerque.

O reverso apresenta um trecho do Hino da Independência e a Bandeira do Brasil em movimento, além das legendas "2022" e "5 reais".

As moedas comemorativas podem ser compradas no site da Casa da Moeda do Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: