X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Bairros que são destaque em Vitória

Jardim Camburi, Praia do Canto e Bento Ferreira são algumas das regiões citadas pelo FipeZap, além de Jardim da Penha


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bairros que são destaque em Vitória
Jardim da Penha está entre os bairros que mais ganham participação em Vitória, que é líder em valorização |  Foto: Beto Morais — 13/05/2021

Os imóveis de Vitória são os que vem tendo a maior valorização, considerando todas as capitais do País. E dentro da cidade, quais são os bairros que têm maior procura para a compra de imóveis? 

De acordo com dados do índice de preços FipeZap+, Jardim Camburi é o bairro da capital com mais procura para compra de imóveis.  Do total de procuras por imóveis em junho deste ano, 32,43% foram no maior bairro do Estado.

“Jardim Camburi ainda tem terrenos vazios que podem ser empreendidos. Tem uma boa infraestrutura. É próximo do mar e tem uma diversidade muito grande de serviços”, destacou o advogado Eduardo Sarlo.

Na sequência, entre os bairros mais procurados estão Jardim da Penha, Praia do Canto e Bento Ferreira. Contudo, enquanto Jardim da Penha e Bento Ferreira  ganharam mais participação no mercado, Praia do Canto perdeu espaço. 

Em junho de 2021, do total de interessados em investir na cidade, 14,20% procuraram Jardim da Penha. Neste ano, o número subiu para 15,67%. Já em Bento Ferreira, o número passou de  6,87% para  8,27%.  

“Jardim da Penha e Bento Ferreira ganham mais participação no mercado imobiliário. Isso significa que, do  total de pessoas que procuraram imóveis em Vitória,  mais pessoas procuram, proporcionalmente, por esses bairros este ano, do que em 2021”, analisou  Adriano Rondelli, especialista em fundo imobiliário da Valor. 

“Os dois bairros se destacam por terem projetos urbanísticos únicos, que se propõem a oferecer aos moradores excelente qualidade de vida”, destacou Larissa Gonçalves, economista do DataZAP+. 

Ela acrescentou que “Bento Ferreira, em especial, é um bairro familiar, próximo a um centro empresarial, o que atrai pessoas que buscam morar próximas ao trabalho”.  

Já em Jardim da Penha, tem a  Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Rua da Lama – local tradicional de entretenimento.

“Os dois bairros têm ruas largas e arborizadas e facilidade para deslocamento a pé, o que proporciona maior qualidade de vida”.

Já em relação à Praia do Canto, enquanto em junho do ano passado, do total que procuraram imóveis em Vitória, 15,40% buscaram o bairro, já este ano foram 10,55%.  

O  corretor de imóveis da Seara Imóveis, Glauber Seara observou: “A Praia do Canto é um local já muito explorado imobiliariamente, com poucas áreas disponíveis”.

Imagem ilustrativa da imagem Bairros que são destaque em Vitória
|  Foto: -

Preferência por 3 quartos

O estudo da DataZAP+ mostrou que o perfil de imóveis preferidos para alugar e comprar são diferentes. Enquanto para alugar,  48% dos interessados procuram imóveis de dois quartos em Vitória, para morar a preferência de 47,1% é por imóveis de três dormitórios.

“Quem  pensa em comprar já pensa no futuro, em um quarto a mais para o filho. O imóvel de locação é fácil, se tiver um filho é só se mudar”, comparou o especialista em fundo imobiliário da Valor, Adriano Rondelli.

Já em relação à metragem, tanto para alugar quanto para comprar, a preferência é por imóveis entre 61 m e 90m.  Enquanto para alugar, 25,6% buscam imóveis acima de 91 metros quadrados, para comprar esse número sobe para 49,9%. 

Já em ralação às vagas de garagem, 51,7% dos interessados procuram imóveis para comprar com uma vaga, enquanto 35,1% querem duas e 9,6% três ou mais. 

Já quem está entre aqueles que estão locando imóveis, 71,3% querem uma vaga, enquanto 21,7% buscam duas e 2,5% três ou mais. O restante busca imóvel sem vaga.

Rondelli destacou que Vitória teve valorização acima das outras capitais do País. “O desempenho econômico da capital vem sendo muito bom mesmo com a pandemia. É uma das capitais com maior renda per capita do Brasil”.

Saiba mais

Mercado imobiliário 

- Apesar das adversidades no cenário econômico deste ano, o setor imobiliário se mantém estável e com bons números, de acordo com o radar imobiliário FipeZap+.

- O nível de concessão de crédito, segundo o levantamento, mesmo apresentando queda, se mantém em patamar elevado: na comparação entre abril/2020 e abril/2022 houve crescimento de 43%. 

- A taxa Selic está em  13,75% e apontam uma tendência de  estabilização para os próximos meses.  A taxa de financiamento imobiliário segue  em torno de 9,4%. 

- Apesar da manutenção dos níveis de confiança, o levantamento aponta que  sinais de alerta se apresentam ao verificar as previsões do contínuo aumento do endividamento do governo federal.

Vitória

- O índice de compra/venda de Vitória durante os últimos dois anos tem  maior valorização em comparação com o índice nacional em todo o período.

- Entre os bairros mais atrativos para a compra de imóveis na cidade  estão: Jardim Camburi, Jardim da Penha, Praia do Canto, Bento Ferreira, Mata da Praia, Enseada do Suá, Barro Vermelho, Centro, Santa Lúcia e Santa Helena.

- Jardim Camburi está no topo da lista. O bairro se destaca por ter uma boa infraestrutura, diversidade de serviços e terrenos para novos empreendimentos. Além disso, tem bom custo benefício, já que é mais em conta que morar em Jardim da Penha, por exemplo.

- Já jardim da penha,  que vem em segundo lugar entre os mais procurados, se destaca pela proximidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pela Rua da Lama, e pelo fácil acesso a bares e restaurantes. Além disso tem ruas largas e arborizadas e facilidade para deslocamento a pé. 

O que a cidade tem

- Vitória se destaca pela suas belezas naturais e por ser uma das cidades do País com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

- Com clima tropical e ameno, belas praias, opções de lazer ao ar livre, a cidade está entre as melhores do País para se viver. Sua população tem uma renda per capita maior. 

- Se comparada a cidades menores e do interior, é uma cidade mais cara para se viver. Também exige atenção em relação à segurança, principalmente em horários de menor fluxo e em locais com menos iluminação. 

 Fonte: especialistas citados na reportagem e FipeZap+

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: