X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Auxílio emergencial faz cair a busca por emprego


Imagem ilustrativa da imagem Auxílio emergencial faz cair a busca por emprego
Gisélia explica que a procura por profissionais na área de tecnologia cresceu com a pandemia, causando o déficit |  Foto: Divulgação

O medo de sair de casa e a baixa remuneração oferecida para algumas vagas fizeram trabalhadores optarem por receber o auxílio emergencial e dispensarem oportunidades de emprego no Estado. É o que afirmaram especialistas do setor de economia e Recursos Humanos.

Mas eles alertaram que isso não ocorreu em todas as áreas de trabalho, mas sim nas operacionais, que pagam um salário menor. O auxílio foi criado pelo governo federal para ajudar trabalhadores de baixa renda a atravessarem a pandemia da Covid-19. Os beneficiários recebem até R$ 600 por mês atualmente.

“Muitos acabaram recusando as vagas ou nem mesmo procurando empregos. Para quem ganhava salário mínimo, por exemplo, o valor líquido acabava se aproximando do valor do auxílio. Tem pessoas que se acomodaram, isso não dá para negar”, afirmou o consultor de carreiras Elias Gomes.

Para o economista Marcelo Loyola Fraga, isso aconteceu com pessoas que possuem menos formação. “Culturalmente há um viés que leva as pessoas daqui a um processo de acomodação, principalmente aquelas com menos acesso à formação acadêmica. Acabam se contentando com pouco, sem muitas ambições”.

Ele destacou que a chegada do fim de ano contribuiu para o processo. “A perspectiva da chegada do fim do ano faz com que as pessoas deixem para se comprometer somente a partir do ano que vem”.

Gisélia Freitas, psicóloga e especialista em pessoas e carreiras, afirmou que deixar de procurar emprego por causa do auxílio emergencial não é uma boa decisão.

“Tem muitas pessoas que não estão procurando. Acham que não é o momento, que não tem vagas. Isso é horrível. Esta sazonalidade não existe e a pessoa tem que continuar trabalhando oito horas por dia em busca de sua recolocação. Esse auxílio tem pagado contas básicas e isso tem deixado alguns profissionais na zona de conforto, sim”, pontuou.

A pandemia ainda fez com que a demanda em algumas áreas aumentasse, causando escassez de profissionais com mais habilidades. Gisélia destacou a área tecnológica como exemplo.

“Em especial o desenvolvedor de aplicativos, de programas, especialistas em desenvolver sistemas. Tudo o que existe na área de tecnologia alavancou com a pandemia, então gerou o déficit”.


divulgação
Gisélia explica que a procura por profissionais na área de tecnologia cresceu com a pandemia, causando o déficit
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: