Aumento no tíquete-alimentação de 50 mil servidores do ES
Reajuste acontece já no mês de maio deste ano
Escute essa reportagem
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, revelou que os servidores estaduais vão receber aumento no auxílio-alimentação. O reajuste deve acontecer a partir da folha de maio. Atualmente, são cerca de 50 mil servidores ativos.
Leia mais matérias sobre Economia aqui
Apesar de afirmar que haverá reajuste no benefício, o governador disse que ainda é cedo para afirmar qual será a porcentagem do aumento, já que estudos estão sendo realizados.
“Vamos fazer uma correção do auxílio-alimentação para os trabalhadores do Executivo. A partir do mês de maio, iremos conceder. No entanto, estamos definindo com entidades dos servidores um percentual de correção”, explicou.
Além disso, Casagrande afirmou que o governo estadual está preocupado em dar as condições de trabalho ideais para os servidores.
O chefe de Executivo já havia informado que pretendia conceder reajuste do auxílio-alimentação aos servidores do Estado no começo de março, no entanto, não havia informado quando isso aconteceria e a partir de quando o novo valor entraria em vigência.
“Estamos avaliando como as receitas do Espírito Santo irão se comportar nesses primeiros três meses para definirmos os índices”, disse o governador, à época do primeiro anúncio.
De acordo com a secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o valor atual pago aos servidores do Estado é de R$ 300. Além disso, foi informado que o montante é repassado aos trabalhadores em dinheiro. A última vez que o valor do auxílio-alimentação sofreu reajuste no Espírito Santo foi em março de 2018.
Salário
Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovaram o projeto encaminhado pelo governo do Estado, que prevê o reajuste salarial de 5% para o Executivo.
Na ocasião, os deputados explicaram que o aumento do salário dos servidores se tratava de reajuste linear, por conta da inflação acumulada nos últimos meses.
No entanto, para fazer com que o aumento aos servidores fosse possível, os deputados também precisaram aumentar em 5% o salário do governador, já que a remuneração dos demais servidores possuem como teto o salário do chefe do Executivo estadual.
ENTENDA
Auxílio-alimentação
- O governador Renato Casagrande confirmou que dará reajuste aos servidores do Estado. Apesar da confirmação, o governador ainda não possui informações sobre o novo montante. Atualmente, o valor pago aos servidores é de R$ 300.
Prazo definido
- O reajuste passará a valer a partir da folha de maio. De acordo com a secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Estado possui, atualmente, cerca de 50 mil servidores ativos.
- O benefício é repassado aos servidores em dinheiro.
Salário
- Recentemente, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram um projeto, de autoria do governo do Estado, que previa reajuste de 5% no salário dos servidores. Na sessão, os deputados explicaram que o aumento se tratava de um reajuste linear para todos os servidores do estado, por conta da inflação acumulada durante os últimos meses. Na ocasião, a proposta foi relatada nas comissões de Justiça e Finanças.
Fonte: Pesquisa AT
Comentários