“Aracruz tem mais de 500 milhões para fazer obras”, afirma prefeito
Chefe do executivo diz que investimentos serão aplicados na cidade até 2024 nas áreas de educação, saúde, entre outras
Escute essa reportagem

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho (PP), mais conhecido como Dr. Coutinho, garantiu em entrevista ao jornal A Tribuna que a cidade tem um pacote de investimentos na ordem de R$ 500 milhões.
A previsão é de que o valor seja investido em Aracruz até o final do mandato, em 2024, em todas as áreas: educação, saúde, meio ambiente, entre outras.
A Tribuna – A expectativa é de que o Porto da Imetame gire a economia de Aracruz. Quais as previsões da prefeitura quanto a atrações de empresas?
Dr. Coutinho – Nós estamos muito otimistas com o momento que a cidade está vivendo. Temos percebido amplo crescimento econômico, com investimentos das áreas público e privada, que estão transformando o município. Temos muitas obras, um pacote de investimento de mais de R$ 500 milhões, que já está sendo utilizado e poderemos investir até 2024.
A Imetame é nosso carro-chefe. Faz parte de um dos maiores projetos portuários do Brasil e as operações devem iniciar no final de 2024. O porto terá 17 metros de calado, então estará preparado para receber grandes navios, com bastante carga.
Também existem investimentos importantes anunciados pela Suzano, na área de produção de papel fino, como higiênico, guardanapo e papel-toalha, por exemplo.
A área portuária é uma das mais rentáveis para a cidade?
Com certeza. A Imetame vai diversificar a carga de trabalho, com pedras de mármore e granito. Será um porto multipropósito, que opera vários tipos de cargas.
Além disso tem o estaleiro da Jurong, que está atraindo muitas empresas ao município. É um investimento grande, o navio de Apoio Antártico, quando finalizado, irá viajar ao continente. Isso deve acontecer no final do próximo ano.
Leia mais em:
Governo vai acabar com regra que dificulta saque do FGTS
Vitória pode ter busto em homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho
Importante lembrar que também temos um projeto de liberdade econômica na Câmara Municipal, que deve facilitar a vida dos empresários que querem abrir empresas na cidade.
Recentemente foi divulgada uma pesquisa da Urban System que colocou Aracruz como a sétima melhor cidade do Brasil para se investir no setor industrial, o que o senhor acha que levou a esse resultado positivo?
Nós chegamos na prefeitura há dois anos e modernizamos a cidade. Agora tudo é eletrônico. Com isso, acabamos facilitando para as pessoas chegarem e investirem. Acredito que isso possa ter ajudado nesse dado. A burocracia em Aracruz é cada vez menor.
Quais têm sido as vantagens para Aracruz após ter sido incluído na Sudene?
Depois da chegada da Sudene, os empresários começaram a ver ainda mais motivos para instalarem empresas no município. Nossa cidade está com muitos investimentos, muita gente chegando a todo momento e isso tem movimentado muito.
Na prática, uma das maiores vantagens de Aracruz na Sudene é o incentivo fiscal. Ele é muito bem-visto pelos empresários. Além disso, é importante lembrar que o Banco do Nordeste deve vir para perto de nós também, isso vai ajudar muito. Devemos ter um boom econômico na próxima década.
Historicamente, Aracruz tem uma relação forte com o agro, mas com a chegada de mais indústrias, a cidade tem ficado mais moderna. Como o senhor vê essa mudança?
Exatamente. Temos uma parceria grande com o governo do Estado. Casagrande é nosso parceiro e tem ajudado muito com as obras. Nosso polo industrial está sendo desenvolvido pelo governo e também estamos modernizando a cidade com obras de macrodrenagem.
No ano passado, Aracruz bateu o recorde de pavimentação de estradas e essa era uma grande demanda da população. Conseguimos melhorar essa questão com a parceria com o governo do Estado. As recentes chuvas estragaram algumas pistas em Jacupemba, por exemplo, mas nós estamos conseguido contornar isso.
Como está sendo o preparativo do Carnaval de Aracruz?
Nosso verão está sendo um sucesso, principalmente em Barra do Sahy, Mar Azul e Santa Cruz. Fizemos vários shows, torneios de beach soccer, vôlei e foi um sucesso. O Carnaval tende a bombar também, só se fala nisso na cidade. Para isso, investimos muito na Central de Segurança. Nosso sistema conta com 50 câmeras de videomonitoramento de 360 graus, que são itinerantes, além de sistema de cerco eletrônico, que vai monitorar todas as vias públicas. Isso irá oferecer segurança aos moradores e aos turistas.
Como está a rede hoteleira da cidade?
Pedimos que os empresários invistam cada vez mais na orla de Aracruz. Todos os hotéis já estão lotados para o Carnaval, englobando todas nossas 12 praias.
Como tem sido a relação da prefeitura com os povos indígenas de Aracruz?
Eu sou meio índio, cresci entre as aldeias de Aracruz. O clima entre eles e a gente é muito bom. Nós interagimos muito bem. Ontem, por exemplo, houve a inauguração da aldeia temática, com um forró. Então nossa relação é a melhor que poderia ser, eles estão sempre felizes. Atualmente são cerca de 3 mil índios nas duas aldeias, todos vivendo muito bem.
Sobre as próximas eleições municipais, o senhor já pensou qual será seu próximo passo? Pretende se lançar a reeleição?
Eu sempre digo que o futuro a Deus pertence. Sou médico de origem, aposentado, e então virei prefeito da cidade. Tenho disposição e energia, minha cabeça é de 30 anos e quero sempre fazer o melhor.
Adoro cuidar de pessoas e o povo fala na rua para eu me lançar, pois a cidade está feliz com as obras. Se eu achar que devo voltar à Medicina, eu volto, se não, vamos lutar para continuar o trabalho.
PERFIL
Dr. Coutinho (PP)
Nasceu em Barra do Riacho, em Aracruz. Formou-se médico pela Emescam, em 1975.
Foi candidato ao cargo de prefeito de Aracruz pelo Partido Cidadania, eleito no pleito de 2020, com 14.914 votos. Posteriormente se transferiu para o Partido Progressista (PP).
Em 1º de janeiro de 2021, tomou posse como prefeito de Aracruz – mandato vigente (de 2021 a 2024).
Comentários