X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aracruz como alternativa para desafogar Porto de Santos

Governo federal vê a cidade, que recebe o terminal da Imetame, como potencial opção para desafogar a região portuária paulista


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aracruz como alternativa para desafogar Porto de Santos
Projeção da retroárea do Porto da Imetame, empreendimento de valor bilionário que está em execução em Aracruz: nova alternativa logística para o País |  Foto: Divulgação/ Assessoria

O governo federal tem expectativas positivas com o Porto da Imetame, em construção em Aracruz, que tende a se tornar uma alternativa ao Porto de Santos, em São Paulo. Por isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Estado, até o fim do mês que vem, para conhecer as obras.

O anúncio da visita do Presidente foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), que se reuniu na última quarta-feira (04) com Lula no Palácio do Planalto, em Brasília.

Casagrande relatou que, além de abordar a boa fase da economia que o País atravessa, Lula também conversou sobre assuntos regionais com ele, em especial na área da logística.

Segundo o governador, o Espírito Santo, após a Reforma Tributária, precisará ser eficiente e, para isso, precisa resolver seus “gargalos logísticos”.

“Além das rodovias, também falei com ele sobre a renovação do contrato da concessão da FCA (Ferrovia Centro Atlântica), no sentido de que poderíamos consolidar um corredor centro-leste que ligaria Goiás e Minas Gerais aos portos do Espírito Santo, já que hoje, no nosso Estado, há a maior obra portuária do Brasil, em Aracruz, com um investimento de R$ 2,6 bilhões”, disse o governador.

Segundo Casagrande, Lula irá marcar, nos próximos dias, uma visita ao Estado, para conhecer a obra do porto, e também da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do País, localizada na mesma região.

“É uma solução, não só para o Espírito Santo, mas para todo o País, porque desafogará Santos, que hoje está congestionado. Foi o tema principal da nossa conversa”, explicou o governador.

O consultor empresarial Durval Vieira de Freitas destacou que todas as demandas apresentadas ao governo federal são fundamentais para o futuro do Estado.

Ele afirmou que o potencial de Aracruz é enorme, com o Porto da Imetame e a ZPE, e que a Ferrovia Centro Atlântica, com o gargalo sendo resolvido pelo Contorno da Serra do Tigre, tem papel importante de ampliar a capacidade de transporte da região central do País até os portos capixabas.

“O Porto da Imetame vai ser fundamental para o Estado e até para o País. Hoje está muito concentrado no Porto de Santos, e esse porto é a alternativa”, destacou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: