X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aposentados vão ter o 13º antecipado, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o governo vai antecipar a liberação da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A previsão dependia da aprovação do Orçamento de 2021, o que foi garantido ontem à noite, na Câmara e no Senado.

“Caso o orçamento seja aprovado hoje (ontem), como está previsto, poderemos já na próxima semana, talvez nesta ainda, antecipar a primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas do INSS. Isso equivale a aproximadamente R$ 50 bilhões”, disse Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto, antes da confirmação da aprovação do Orçamento.

O plano inicial da equipe econômica era pagar a primeira parcela do 13º em fevereiro e a segunda em março para estimular a atividade econômica, devido ao aumento de casos de Covid-19.

A ideia, no entanto, foi adiada diante da demora na apreciação do Orçamento pelos parlamentares.

Mais cedo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também falou que, se a aprovação do Orçamento ocorresse ontem, será possível “disparar imediatamente a antecipação dos benefícios de aposentados e pensionistas”.

Ele falou sobre o tema em audiência na comissão especial sobre a Covid-19 no Senado.

Auxílio

Na mesma cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro também falou sobre a liberação da nova rodada do auxílio emergencial a partir do mês de abril, por quatro meses, com valor médio de R$ 250.
De acordo com Bolsonaro, “o valor é baixo, mas representa algo para quem de fato necessita”. Ele também voltou a criticar medidas de isolamento social.

“É um governo mostrando a sua sensibilidade, sabendo que o desemprego, o fechamento de empresas, parte diretamente de quem pratica o lockdown. Fazemos e faremos todo o possível para manter empregos”, declarou o Presidente.

E acrescentou: “O pessoal de bares e restaurantes tem sofrido muito com esses decretos estaduais e municipais que tem fechado o seu comércio”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: