X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aposentado vai ter cartão do INSS para descontos em shows e viagem

Segurados poderão ter vantagens em cinemas, shows, lojas, viagens, academias e até em remédios. Lançamento vai ser segunda-feira


Imagem ilustrativa da imagem Aposentado vai ter cartão do INSS para descontos em shows e viagem
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) |  Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Ministério da Previdência divulgou ontem que irá lançar, na próxima segunda-feira, um cartão virtual para aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Com o cartão, os segurados poderão usufruir de um “clube de vantagens”, ganhando descontos em diversos serviços. No Espírito Santo, são pelo menos 560 mil pessoas beneficiadas.

Leia mais sobre Economia aqui

Com o cartão virtual, que será batizado de “Meu INSS+”, os segurados poderão ter descontos em cinemas, shows, academias, lojas, viagens, telemedicina e até em remédios. A informação foi confirmada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. 

“O cartão  irá representar mais cidadania, parceria, inclusão e qualidade de vida”, ressaltou. 

De acordo com o governo federal, o clube de vantagens será oferecido, a princípio, por meio de parceria com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal, que são entidades públicas. 

“Nesse primeiro momento, a parceria será com Banco do Brasil e Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entes públicos e privados para entrar no Meu INSS+”, acrescentou o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wanburg.

No Banco do Brasil, mesmo quem não for correntista da instituição vai poder desfrutar dos benefícios. Já na Caixa, o Meu INSS+ estará disponível apenas aos usuários que recebem seus vencimentos pelo banco.

De acordo com a advogada previdenciarista e coordenadora estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Maria Regina Couto Uliana, a proposta do governo unifica diversas vantagens dos beneficiários.

“Acho a proposta interessante, porque consegue unificar várias vantagens em um só documento. Isso faz com que a burocracia diminua”, afirmou.

Ainda, segundo Maria Regina, com a criação do cartão virtual e o grande número de aposentados e pensionistas no Brasil, a demanda por empresas que irão oferecer seus serviços pelo programa deve aumentar. 

Já de acordo com a advogada previdenciarista Renata Prado, a ideia do governo vem para facilitar o cotidiano dos aposentados e pensionistas.

“O último censo que tive acesso falava que 80% dos beneficiários recebiam valor próximo a um salário mínimo, portanto ações como essa provavelmente vão ter um impacto grande na vida dessas pessoas”, explicou.

Intermediado por bancos públicos

O clube de vantagens que será lançado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ser intermediado por bancos públicos. Neste caso, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. 

Apesar de o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wanburg, ter comunicado que bancos privados podem fazer parte do programa no futuro, o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo, Jânio Araújo, comentou que se preocupa com a possibilidade de taxar os beneficiários.

“A nossa preocupação é ligar o cartão virtual a algum banco e a possibilidade do beneficiário precisar arcar com alguma taxa”, explicou.

Ainda segundo Jânio, se houver a possibilidade de taxação, os benefícios podem não valer a pena.

“Os aposentados não têm de onde tirar recursos para arcar com mais uma taxa, apesar de ganharem as vantagens em troca”, admitiu Jânio. 

No entanto, segundo explicou a  advogada previdenciarista e coordenadora estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Maria Regina Couto Uliana, não haverá qualquer tipo de taxação.

“Se é um cartão disponibilizado pelo Ministério da Previdência, não pode existir qualquer taxa, seja para sacar algum valor ou não”, afirmou. 

Além de oferecer descontos aos beneficiários, o novo documento do INSS irá servir para comprovar o benefício junto ao próprio órgão, substituindo o cartão físico.

A advogada previdenciarista Renata Prado, porém, chama atenção para a possibilidade de aumento de golpes. “Será preciso redobrar a atenção com os dados”, analisou.

Leia mais

INSS antecipa consulta ao 13º salário. Saiba como fazer

Receita alerta sobre golpe que promete antecipar restituição do Imposto de Renda

Consulta ao valor do 13º salário SERÁ LIBERADO NO domingo

O INSS vai liberar aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, no domingo, a consulta do valor da primeira parcela do 13° salário. Será possível conferir o valor no site ou aplicativo Meu INSS – em ambos os casos é necessário logar com a conta gov.br.

O pagamento ficou definido na primeira semana de maio, quando o presidente Lula assinou o Decreto 11.517, que antecipou o 13º. Serão pagos R$ 62,6 bilhões para ao menos 30 milhões de beneficiários.

Os pagamentos da primeira parcela para quem recebe até um salário mínimo vão começar no dia 25 de maio e vão até 7 de junho. Os primeiros beneficiados serão os que têm cartão de benefício com final 1 (dígito antes do traço). A segunda parcela será depositada entre os dias 26 de junho e 7 de julho.


saiba mais

Funcionamento

O Clube de vantagens que será lançado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na próxima segunda-feira prevê desconto para aposentados e pensionistas em diversas áreas, como cinema, shows, academias, lojas, viagens, telemedicina e na compra de medicamentos. 

O cartão estará disponível para os beneficiários e pensionistas por meio do aplicativo Meu INSS. Eles poderão acessar também para emitir a declaração de benefício. 

Bastará comprovar o vínculo com o INSS para usufruir do clube de vantagens. 

As informações sobre quais empresas irão participar da iniciativa do governo federal serão divulgadas no lançamento do projeto, que acontecerá em Brasília.

Bancos

No primeiro momento, a parceria será com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. 

No entanto, o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wanburg, afirmou que outros bancos, também privados, serão buscados para participar da iniciativa. 

No caso do Banco do Brasil, mesmo quem não for correntista da instituição estará autorizado a desfrutar dos benefícios. 

Em contrapartida, a Caixa Econômica informou que o Meu INSS+ (nome do cartão) estará disponível apenas aos usuários que recebem seus vencimentos pelo banco. 

Medicamentos

Apesar de o governo ter confirmado que os beneficiários terão descontos em medicamentos por meio do novo cartão do INSS, ainda não foi explicado como o procedimento será feito. 

As informações mais detalhadas sobre a iniciativa serão repassadas na segunda-feira. 

Fonte: Pesquisa A Tribuna.


análise

Cartão surge como ferramenta inovadora

“O cartão virtual do INSS surge como uma ferramenta inovadora, com o objetivo de proporcionar descontos e vantagens em diferentes setores, visando aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos. 

Essa ferramenta proporcionará descontos em medicamentos e produtos de saúde, promovendo assim o acesso a tratamentos adequados à saúde de cada beneficiário.

Acreditamos firmemente que o cartão virtual do INSS será um instrumento de transformação, proporcionando benefícios tangíveis e enriquecendo a vida daqueles que tanto contribuíram para a construção do País.", diz Raphael Soares Fernandes, advogado previdenciário.

Leia mais

Veja as deduções que aumentam a restituição do Imposto de Renda

Entenda o que levou a Marisa a fechar 90 lojas em quatro meses

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: