X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Afastamento de trabalhadores com covid reduz produção industrial no Estado

Pesquisa mostrou que 81% das indústrias tiveram que afastar trabalhadores desde o ano passado


A circulação da variante ômicron combinada com a epidemia de gripe gerada pela cepa Darwin (H3N2) aumentou a quantidade de pessoas com sintomas gripais no Espírito Santo. Uma pesquisa mostra que o afastamento dos trabalhadores por conta dessas doenças já causa impacto na atividade econômica. O levantamento mostrou que 81% das indústrias tiveram funcionários afastados, desde o ano passado, e 40% delas precisaram reduzir a produção.

Somente a primeira quinzena de janeiro deste ano, 53% das empresas foram afetadas.

A pesquisa inédita foi realizada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) e ouviu representantes de 152 indústrias capixabas entre os dias 18 e 20 de janeiro.

O levantamento mostrou que, desde 2021, 81% das empresas que participaram dessa pesquisa tiveram algum colaborador afastado devido à infecção por coronavírus ou Influenza, sendo que 53% dos casos ocorreram na primeira quinzena de janeiro. 

“Seguimos vigilantes. Desde o início da pandemia, em 2020, acompanhamos as indústrias do Estado e damos todas as orientações necessárias para proteger nossos trabalhadores, associados e a sociedade capixaba como um todo. E sempre trabalhamos de forma integrada com sindicatos e poder público para contribuir neste momento tão desafiador”, afirma a presidente da Federação, Cris Samorini. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Afastamento de trabalhadores com covid reduz produção industrial no Estado
Funcionários em trabalho presencial: indústrias tiveram afastamentos por conta de sintomas gripais |  Foto: Maxime Utopix/Pixabay

Os dados da pesquisa também mostraram que, entre as empresas com afastamentos nas duas primeiras semanas de janeiro, 57% indicaram que menos de 10% dos colaboradores foram afastados, enquanto 5% tiveram mais de 40% de seus colaboradores afastados na primeira quinzena do ano. 

A pesquisa mostrou que o afastamento desses trabalhadores causou impacto na produção dessas empresas.

Entre as empresas que registraram afastamentos de funcionários entre 1º e 15 de janeiro, 47% informaram que a ausência dos colaboradores não impactou na atividade do negócio; enquanto 30% informaram ter impactado, mas com redução não significativa das atividades; e 22% disseram ter impactado, com redução significativa das atividades da empresa.  

Dentre as empresas que tiveram colaboradores afastados nas últimas duas semanas e que apresentaram redução de atividade, 40% informaram que, para lidar com os efeitos dos afastamentos, reduziram a produção; 36% atrasaram o prazo de entrega e 31% não realizaram ações neste sentido. 

Vacinação 

Quanto à vacinação, 44% dos representantes informaram que, em suas empresas, de 81% a 99% os colaboradores estão vacinados com o ciclo vacinal completo (1° e 2° dose) e/ou dose de reforço contra a covid-19.

Já 32% das indústrias possuem todos os colaboradores vacinados. O menor índice de vacinação registrado foi entre 41% e 60%, registrado por apenas 3% das empresas. 

“A prevenção à doença e a vacinação sãos os principais caminhos para reduzirmos os casos de contágio em todo o mundo. Também vale destacar a relevância da testagem. Essa ação é importante para identificar quem vai precisar ser afastado do local de trabalho e também evitar que mais pessoas adoeçam”, comenta a presidente da Findes ao lembrar da parceria que o Sesi, a Unimed Vitória e o governo do Estado iniciaram nesta semana para ampliar a testagem no Estado. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Afastamento de trabalhadores com covid reduz produção industrial no Estado
Ponto de testagem montado pela Findes |  Foto: Siumara Gonçalves / Findes

Além da vacinação, as medidas de prevenção, como distanciamento, uso correto de máscara e higienização frequente das mãos e de ambientes, são necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. O levantamento da Findes também questionou as empresas sobre esses cuidados.

Segundo a pesquisa, o reforço de medidas de orientação e prevenção no local de trabalho foi adotado por 98% dos respondentes como maneira de minimizar os impactos da pandemia. Além disso, o afastamento das atividades de trabalho dos colaboradores com sintomas gripais foi adotado por 86% dos participantes do levantamento.  

“Desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, a Indústria capixaba estabeleceu rígidos protocolos de segurança para combater a disseminação da doença e continua a adotá-los sem nenhum ‘afrouxamento’. Entre essas medidas estão o trabalho híbrido, o home office e a adoção de todos os cuidados para o trabalho presencial, entre eles o distanciamento”, elencou Cris. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: