X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim pode receber voos comerciais em 2026

Gestão do terminal será concedida à Infraero, após as obras feitas com investimento do Estado para melhorar e ampliar as estruturas


Ouvir

Escute essa reportagem

O aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, vai receber um investimento de R$ 76,5 milhões do governo do Estado, o que permitirá a operação de voos executivos e comerciais a partir do ano que vem, após a concessão da gestão do aeroporto à Infraero.

Ontem, o governador Renato Casagrande (PSB) assinou a ordem de serviço para o início das obras de modernização e ampliação do aeroporto, durante evento na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim pode receber voos comerciais em 2026
Casagrande ergue o braço, entre Theodorico e Ricardo, após a assinatura |  Foto: - Divulgação

Entre as melhorias previstas estão o aumento do número de posições para aeronaves, que passará de cinco para nove, e a expansão do pátio de operações.

A pista de taxiamento será ampliada de 750 para 825 metros quadrados. Além disso, o terminal de passageiros existente será reformado, e um novo, com o dobro do tamanho atual, será construído, garantindo maior conforto e capacidade para atender o público.

“Vamos melhorar a pista, ampliar o pátio, reformar o terminal de passageiros atual e construir outro ainda maior. Com essas mudanças, o Aeroporto de Cachoeiro estará apto a operar voos comerciais, como já ocorre em Linhares, que tem conexão da Azul com Belo Horizonte”, explicou o governador Casagrande durante o evento.

As obras já começaram com a montagem do canteiro e têm previsão de conclusão em março de 2026. A modernização inclui também a renovação da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de navegação aérea, como balizamento luminoso, Papi e biruta iluminada, além da ampliação do estacionamento, que passará de 16 para 40 vagas.

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim pode receber voos comerciais em 2026
Perspectiva do terminal do novo aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim |  Foto: - Divulgação

“Com a nova estrutura moderna e eficiente, vamos transformar este aeroporto em um vetor de desenvolvimento, gerando mais oportunidades para Cachoeiro e toda a região sul. Além de movimentar a economia, o aeroporto poderá se tornar uma base importante para importações e outras atividades comerciais”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

O prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço, também ressaltou o impacto do projeto.

“A modernização do aeroporto será um divisor de águas para Cachoeiro e toda a região. Esse investimento não só trará melhorias em infraestrutura, mas também impulsionará o turismo e o desenvolvimento econômico”.

Mais sobre o aeroporto de Cachoeiro

Novo terminal terá o dobro de área

O que mais será feito?

Entre as melhorias previstas estão a renovação da sinalização da pista e adequações para garantir segurança e eficiência nas operações aéreas, a ampliação e modernização do pátio de aeronaves, a reforma do terminal de passageiros dedicado à aviação executiva, e a construção de um novo terminal para aviação comercial, que aumentará a capacidade de atendimento.

Modernização

Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim pode receber voos comerciais em 2026
O atual aeroporto de Cachoeiro |  Foto: - Divulgação

O projeto inclui a ampliação do número de posições de aeronaves de 5 para 9 e a expansão da área do pátio. A pista de taxiamento também será ampliada, passando de 750 para 825 metros quadrados. O novo terminal de passageiros terá mais que o dobro de área que o atual.

O estacionamento também será ampliado de 16 para 40 vagas. As obras contemplam também a modernização da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de auxílios à navegação aérea, como balizamento luminoso, PAPI, biruta iluminada, sinalização vertical e farol de aeródromo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: