Acordo para construção de novo estaleiro no Espírito Santo é assinado
Novo estaleiro terá como objetivo a desmontagem e reciclagem de navios no Brasil
As empresas Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A. e a M.A.R.S. Europe A/S, entraram em uma nova etapa na cooperação para a implantação de um estaleiro de desmontagem e reciclagem de navios em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, com a assinatura de um convênio durante a Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2025 realizada no Rio de Janeiro.
O período de cooperação entre as partes será estendido com objetivo de que os estudos detalhados de viabilidade avancem para garantir a execução de acordo com as condições de mercado. Nesta nova fase, estão previstos a fase de engenharia detalhada, o planejamento ambiental e operacional e as avaliações estratégicas voltadas à viabilidade econômica do empreendimento.
O presidente da M.A.R.S. Europe, Kim Thygesen destaca que o projeto buscará criar uma instalação com o foco na desmontagem e reciclagem de navios, inspirada em modelo adotado na Dinamarca. Ainda de acordo com ele, objetivo será de reduzir a pressão sobre os portos e formar um polo especializado no Brasil.
Considerado parte da estratégia para fortalecer a posição do país no setor offshore, além de promover iniciativas alinhadas à responsabilidade ambiental e ao desenvolvimento regional, o projeto tem sua definição prevista para o ano de 2026.
O Porto Central terá mais de 20 milhões de metros quadrados, tornando-o um dos maiores complexos portuários e industriais do Brasil. Ele estará localizado no Litoral Sul do Espírito Santo sendo concebido como terminal multipropósito, podendo receber embarcações com calado de até 25 metros. No porto, serão movimentadas diferentes tipos de carga como petróleo bruto, gás, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres e carga geral.
A M.A.R.S., Inc., é uma empresa controladora da M.A.R.S. Europe A/S, e atua na área de desmontagem e reciclagem de embarcações e estruturas offshore. A empresa é especializada em projetos voltados à sustentabilidade ambiental e adota padrões internacionais de segurança e eficiência na indústria naval.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários