X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

29% dos brasileiros vão precisar de empréstimo nos próximos 6 meses


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 29% dos brasileiros vão precisar de empréstimo nos próximos 6 meses
O economista Laudeir Frauches. |  Foto: Antônio Moreira/Arquivo AT

Com o objetivo de deixar o nome no azul ou fazer uma grande compra, 29% dos brasileiros pretendem pedir algum tipo de empréstimo nos próximos seis meses.

Deste número, 59% vão usar o dinheiro para quitar outras dívidas. Os números são de uma pesquisa, feita pelo Serasa Consumidor.

Os objetivos para o dinheiro são variados: vão comprar um carro novo (28%), abrir o próprio negócio (26%), até comprar (16%) ou reformar (12%) a casa.

Apesar da pesquisa, o economista Laudeir Frauches afirma que os brasileiros estão mais prudentes para contratar linhas de financiamento para consumir neste ano.

“Estamos vendo que a população está aos poucos aprendendo a lidar com o dinheiro. Muitos perceberam que não dá mais para comprometer a saúde financeira da família para ostentar um padrão de vida que não condiz com sua renda, por isso estão colocando o pé no freio”, disse. Participaram da pesquisa 3 mil consumidores, de forma on-line.

FGTS vai virar garantia para pegar empréstimo

Até abril, os empregados brasileiros passarão a ter mais uma opção de empréstimo consignado. A nova modalidade de crédito poderá ser usada para quem aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e vai utilizar o fundo como garantia.

Em troca, os juros serão menores, abaixo de 2% ao mês. Poderão solicitar o empréstimo os trabalhadores que aderirem ao saque-aniversário. Para os nascidos em janeiro o prazo já encerrou.
O empréstimo vai funcionar de maneira semelhante a uma antecipação do Imposto de Renda ou do 13º salário, que já são oferecidas pelos bancos.

Os empregados poderão antecipar os saques de FGTS previstos para dois anos – tempo de validade do saque-aniversário – ou por mais tempo, com juros maiores.

“Na prática funciona como uma antecipação do dinheiro. O profissional vai pedir para receber as parcelas do saque-aniversário de uma só vez, com juros menores, porque o risco é menor”, explicou Frauches.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: