Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

É para você, mulher!

| 29/05/2020, 06:30 06:30 h | Atualizado em 29/05/2020, 06:35

Os homens que me desculpem, mas na última quinta-feira comemoramos o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, logo a Nutri decidiu escrever esta coluna especialmente para elas... bora lá, mulherada?

A nutrição pode ajudar muito na qualidade de vida da mulher, tanto na juventude quanto no envelhecimento, principalmente na jornada contemporânea de trabalhar fora, cuidar da família e da casa. Ufa! Quase uma supermulher ou mulher-maravilha. Mas garanto, você pode até se alimentar direitinho, no entanto algumas alterações no cardápio podem fazer maravilhas para a qualidade de vida, longevidade e beleza.

E o melhor, não dá trabalho. Se é difícil? Que nada! Confira então alguns probleminhas femininos que uma boa alimentação pode ajudar a prevenir e até mesmo a tratar.

Câncer de mama – Abuse dos alimentos fontes de ômega 3. Este nutriente é um excelente anti-inflamatório e anticancerígeno. Pode ser encontrado na sardinha, no atum, na semente de linhaça, no azeite e nas oleaginosas.

Dores de cabeça – Vitaminas do complexo B, principalmente a B12, não podem faltar no seu prato. Este grupo de vitaminas é fundamental para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca. Fígado de boi, mariscos, atum, ovos e leite são boas fontes dessa vitamina.

Osteoporose – Facilmente encontrado no leite, iogurtes, queijos e folhas verdes escuras, o cálcio é um mineral muito importante para a mineralização óssea. Os cuidados com o cálcio não devem ser tomados somente na fase de desenvolvimento, mas também nos períodos de pré e pós-menopausa. A diminuição de estrogênio verificado nas mulheres menopáusicas está intimamente associada a uma acelerada perda de densidade óssea e, consequentemente, a um aumento do risco de osteoporose.

Depressão – O triptofano pode ser encontrado no chocolate meio amargo, banana madura, aveia, leite, ovos e oleaginosas. A substância auxilia na melhora do humor, principalmente, na fase de TPM (alteração de humor, dores de cabeça, ansiedade, inchaço).

Menopausa – A amora atua na regulação dos hormônios, por isso age com bastante eficácia nos sintomas da menopausa, como, irritação, ansiedade e irritabilidade. Pode ser consumida a fruta in natura ou até mesmo utilizado na forma de chás e tinturas.

Constipação intestinal – Conhecido popularmente como intestino preso, é uma queixa frequente. Para solucionar este desconforto procure beber muita água. De um a dois litros todos os dias.

Aumente a ingestão de fibras como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais.
Muitos são os benefícios de uma alimentação saudável para a mulher, ainda mais se associada à prática regular de exercícios físicos, ao não consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro. Por isso, mulher, opte por bons hábitos. Sua saúde agradece.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: