Confira dicas para tirar cheiro de pet da casa
Especialistas revelam produtos e ensinam receitas caseiras para o problema
Escute essa reportagem

Os cães são ótimos companheiros e não há sensação mais gostosa do que chegar em casa e sentir a felicidade deles quando voltamos de um dia cansativo de trabalho. Mas, em alguns casos, além da felicidade, o tutor se depara também com cheiro de pet por todo lado.
Para dar uma mãozinha a quem está passando por essa situação, o AT em Família conversou com especialistas que deram dicas de como tirar o cheiro do pet de dentro de casa.
De acordo com a personal organizer Afrodite Panagiotis, existem produtos específicos que podem ser usados tanto para desinfecção dos locais onde o bichinho faz as suas necessidades quanto para retirar o cheiro que eles deixam em tecidos de sofás ou almofadas, por exemplo.
“Quando o pet faz xixi nas paredes ou no chão, gosto de usar o Herbalvet para eliminar o cheiro. Mas é possível utilizar também o Lysoform Spray ou Lysol Spray para camas, sofás e tapetes. Ou seja, esses produtos ajudam a tirar o odor de móveis e tecidos”.
Mas não basta apenas jogar o produto. Segundo a personal organizer Erika Mezabarba, existe um jeito correto de fazer a limpeza da casa. “É importante lembrar que às vezes lavar o local só com água e sabão já resolve. O que acontece é que as pessoas criam uma expectativa de que precisam usar algum produto. Mas, na verdade, você deve limpar com água e sabão e, caso o cheiro permaneça, pode jogar outro produto”.
Erika ressalta também que é possível utilizar alguns atalhos para espantar os bichinhos de determinados ambientes. “Se você colocar bolinhas de naftalina em saquinhos de organza e deixar nos ambientes que não quer que o pet frequente, é possível que ele não acesse aqueles locais por causa do cheiro”.

“Repelente caseiro ajuda muito”
O adestrador Francisco Djalma, 35 anos, possui três cães e ainda precisa lidar com diversos outros pets que ficam em sua casa quatro dias por semana. Segundo ele, a utilização dos produtos se faz necessária.
“No total, acabo lidando com cerca de 15 cães dentro de casa e, muitos deles, são machos não castrados que têm uma aptidão maior para demarcar território”.
Djalma ressalta o uso de um repelente caseiro para impedir que os animais repitam a atitude de sujar certos ambientes. “O repelente transmite a mensagem de que aquele local não é banheiro”.
LIMPEZA ADEQUADA DO AMBIENTE
Receita de repelente caseiro
- São necessárias duas pedras de cânfora, 50 ml de essência de citronela e 100 ml de álcool 70%.
- Basta amassar as pedras e juntar com os demais ingredientes em um borrifador.
- A solução deve ser aplicada após a limpeza do local.
Dica para tirar cheiro de cachorro molhado
- Os ingredientes são 1/2 copo de vinagre branco, 1 litro de água, uma colher de amaciante e 1/4 de álcool.
- Com o borrifador, espalhe o conteúdo pelo local onde o pet esteve e que ficou o cheiro.
- É possível fazer isso também com pano e balde. Assim, a sujeira é removida e não disfarçada.
Importante
- Lembre-se de limpar com água e sabão para depois utilizar os produtos.
- As especialistas alertam que as dicas devem ser seguidas após a limpeza adequada do ambiente.
Comentários