X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Destaques do Síndico

Projeto de inspeção predial na Serra em debate


Imagem ilustrativa da imagem Projeto de inspeção predial na Serra em debate

A Câmara de Vereadores da Serra começará a discutir, nos próximos dias, o projeto de lei que trata da apresentação do laudo de inspeção predial no município. Segundo a matéria, as edificações públicas e privadas localizadas na cidade serão objeto de vistorias técnicas periódicas registradas em laudos de inspeção predial elaborados por profissional habilitado com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES).

Proposto pela vereadora Elcimara Loureiro (PP), o projeto de lei nº 49/2021 será obrigatório para edificações não residenciais ou de uso misto com mais de 900 metros quadrados de área construída e conjunto de edificações localizadas na mesma propriedade ou em propriedades adjacentes que se comuniquem, entre outras especificações.

“A iniciativa é proteger quem mais precisa, cobrando do Poder Público, órgãos e instituições a devida e efetiva inspeção desses imóveis. O intuito é proteger e dar segurança a quem vai adquirir o seu imóvel”, aponta a vereadora Elcimara.

De acordo com o projeto, o responsável legal pela edificação deverá apresentar o laudo de inspeção predial, juntamente com cópia digitalizada, em até 10 (dez) anos após a concessão do certificado de conclusão da obra.

No caso de edificação com certificado de conclusão emitido há mais de 10 anos contados a partir da publicação da Lei, o responsável terá o prazo de dois anos para providenciar a elaboração e apresentação do laudo.

O responsável fica, ainda, obrigado a providenciar a renovação do laudo a cada 10 anos.

A inspeção deverá ser feita atendendo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos sistemas construtivos de estrutura, vedação, impermeabilização, equipamentos permanentes, instalações hidráulicas em geral, instalações de gás e elétricas, revestimentos internos, coberturas, telhados, combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: