X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Direito dos Aposentados

Revisão da vida toda pode ser julgada no Supremo ainda este mês


O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá retomar durante este mês o julgamento sobre a constitucionalidade da chamada “revisão da vida toda” para segurados do INSS. A data para a discussão da pauta ainda não foi definida.

A nova proposta pede para que as contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994 sejam incluídas no cálculo das aposentadorias. Atualmente, só são consideradas as contribuições realizadas após esse período e isso diminui o valor do benefício.

Se o STF decidir a favor da revisão, muitas aposentadorias e pensões terão seus valores aumentados. A discussão está empatada em cinco votos a favor e cinco contrários. O processo está suspenso após o pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Porém, a revisão pode prejudicar alguns beneficiários já que, dependendo do caso, a correção pode baixar o valor da aposentadoria. É possível realizar os cálculos da aposentadoria no site do INSS.

Outro ponto que vem gerando dúvidas nos segurados é a prova de vida. O método voltou a ser obrigatório. Em agosto, devem fazer a comprovação os segurados que deveriam ter feito isso nos meses de julho e agosto em 2020.

De acordo com o professor de Direito Previdenciário do Meu Curso Educacional Theodoro Vicente Agostinho a não realização da prova de vida pode suspender e até cancelar o pagamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: