X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claquete

The Good Place, uma série que reinventa a definição de “paraíso”


Por Kayque Fabiano

Escrever um final de série excepcional é uma tarefa quase impossível. Existem poucos casos, de séries que, de fato, agradaram seu público com um desfecho agradável. Quando se fala em um seriado com ares mitológicos, é fácil que o texto se perca e não traga respostas que convençam o público. Já nas obras com tramas mais mundanas, sem mistérios para resolver, é fácil exagerar nos casamentos, nascimentos, mortes e despedidas.

Felizmente “The Good Place” se encaixa nas duas categorias, e consegue, de uma forma simples e inédita, agradar ao publico com seu final.

Imagem ilustrativa da imagem The Good Place, uma série que reinventa a definição de “paraíso”
Série chega ao fim surpreendendo. |  Foto: Divulgação: Netflix/NBC

A série começou em 2016, contando a história ousada e original. Questionar a eficiência (ou não) do paraíso, ou o “Bom Lugar”, e juntar isso a piadas ácidas e textos de pensadores filosóficos na TV aberta americana não parecia dar certo. Mas deu.

A história gira em torno de Eleanor Shellstrop (Kristen Bell), uma mulher que acordou no paraíso depois de sua morte. Ir para o céu seria o fim perfeito, se não foi um problema: ela não merecia estar lá. Aparentemente, houve um erro administrativo e ela foi confundida com outra pessoa. Sim, até o “céu”, pode errar. Assim que começamos a conhecê-la, percebemos que ela levou uma vida infeliz, fazendo com que aqueles que a cercavam sofressem e o último lugar que ela merece ir é para o “Bom Lugar”.

O desenrolar dos episódios trazem revelações que a tempos não se via na TV. Todos os capítulos levantam dilemas filosóficos e metafísicos. A hibridização de gêneros e as reviravoltas da trama de fato animam quem se propõe a assistir seus 50 e poucos episódios. Comédia e filosofia fazem o público questionar o que é certo ou errado, o bom e o mal e o sentido da vida pós-morte.

Em sua última temporada o seriado traz conceitos quase abstratos, de teoria política ou ensaio filosófico, que encontram aplicações práticas no além-vida. Afinal, o que fazer quando se chega ao céu e se pode ter tudo que sempre quis? A série mostra que até o paraíso pode ter seus problemas se não haver propósito algum em sua existência.

Imagem ilustrativa da imagem The Good Place, uma série que reinventa a definição de “paraíso”
Série chega ao fim em sua quarta temporada. |  Foto: Divulgação: Netflix/NBC

É até poético a respostas que a série nos dá: o céu é muito bom, mas a eternidade não é suficiente. O ser humano são sabe lidar com o infinito. A solução encontrada em seu último episódio é simples, porque até mesmo o paraíso precisa chegar ao fim em algum momento. No final, o significado da pós-vida era alcançar a morte com tranquilidade .

As quatro temporadas de The Good Place estão disponíveis na Netflix.

Série: The Good Place
Canal: NBC/Netflix
Temporadas: 4 temporadas, com episódios de 20 minutos cada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: