Minha experiência em A Tribuna
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Antes de tudo, gostaria de agradecer ao editor geral de A Tribuna, Luciano Rangel, assim como toda a equipe da Redação do jornal e da TV Tribuna por ter me acolhido para meu estágio neste período de crise sanitária, onde transmitir informações é primordial.
Durante os quatro dias em que passei no mais famoso jornal capixaba, descobri os diferentes processos para publicar um jornal em papel, como se prepara um noticiário televisivo, assim como a organização da empresa.
Essa experiência me permitiu aprender mais sobre um setor profissional indispensável na nossa sociedade: o jornalismo. Agora tenho consciência de todo o trabalho atrás de um artigo jornalístico, das dezenas de pessoas que trabalham juntas: dos editores e dos demais jornalistas.
Passei os três primeiros dias de meu estágio na Redação. Meu objetivo primeiro era observar os jornalistas e editores, mas como os efetivos foram drasticamente reduzidos com a pandemia, fui encarregado de propor pautas europeias que poderiam ser relevantes aqui no Espírito Santo.
Achar temas que correspondem a estas exigências não foi complicado. A mundialização da pandemia, mas também os problemas econômicos e sociais que ela vem causando, são quase os mesmos ao redor do mundo. Tive também a oportunidade de observar o trabalho da editora de Pautas, Giovana Rangel, encarregada de escolher os assuntos a serem publicados no jornal.
No último dia, tive a oportunidade de assistir ao noticiário das 11h40 do telejornal Tribuna Notícias, de dentro do estúdio, apresentado pela Vanessa Calmon e pelo George Bitti.
Atrás das câmeras, uma dezena de pessoas trabalham juntas para garantir que tudo corra da melhor maneira possível. Essas pessoas, que são engenheiras de som, imagem, vídeo e operadores de câmera são tão importantes quanto os jornalistas que apresentam. Esses profissionais não são visíveis pelas câmeras, mas são responsáveis por todas as transições, montagens e edições.
Quando comparamos a mídia francesa e a brasileira, na minha opinião, não há muita diferença, exceto o fato que os jornais e canais de televisão públicos na França são muito mais influentes do que aqui no Brasil.
Nota de Redação: o projeto A Tribuna na Escola possibilitou acolher o estudante Léopold Teissonnière para projeto estudantil de sua escola na França, mostrando o funcionamento do jornal e todas as etapas da produção jornalística.
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