"Decisão sobre reabertura do comércio será só no sábado", diz governador
Escute essa reportagem
A decisão para o impasse de reabrir ou não o comércio nas áreas consideradas críticas no avanço do novo coronavírus no Espírito Santo, como a Região Metropolitana, só será anunciada no próximo sábado (2).
Até lá, o governo vai analisar como a população se comporta em relação ao isolamento social e também a incidência dos casos da doença.
Em coletiva à imprensa na noite desta quinta-feira (30), o governador Renato Casagrande detalhou que estão sendo feitas avaliações técnicas sobre a possibilidade de reabertura, considerando três fatores: incidência da doença, índice de isolamento social e índice da ocupação do número de leitos.
"Estamos fazendo essa avaliação desde domingo e vamos avaliando a cada dia os números, mas a a decisão sobre reabertura do comércio será só no sábado. Infelizmente, os dados de hoje, do acumulado da semana, não são favoráveis à reabertura, à flexibilização da atividade do comércio", declarou o governador.
Casagrande acrescentou que o pedido de ficar em casa não está sendo seguido pelos capixabas. O Espírito Santo registrou, nas últimas 24 horas, 9 mortes e 362 casos positivos de coronavírus. Os dados foram atualizados às 17 horas desta quinta-feira (30). Com isso, os índices totais de óbitos são de 93 e de casos positivos 2.688.
"O isolamento está baixo, está menor que 50%. Estamos com 46% do isolameto social. A ocupação de leitos tem aumentado, o número de pessoas internados tem aumentado, chegamos a 71% dos leitos de UTI ocupados no Estado todo. Os dados de hoje não são favoráveis, por isso faremos uma avaliação no sábado e divulgaremos", explicou.
Questionado sobre a possibilidade de impor no Estado o chamado "lockdown", bloqueio total de circulação de pessoas, Casagrande respondeu: "Acho que as pessoas não estão preparadas para o lockdown. Ainda não estão com medo da pandemia".
Comentários