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16/04/2020, 14:39 h
| Atualizado em
16/04/2020, 15:17
Visualmente, o Cronos HGT traz detalhes em preto na carroceria e também na parte interna
| Foto:
Assessoria Fiat
Por Márcia Branki, do Jornal A Tribuna
O Cronos — que em 2019 foi o 38º carro mais vendido no País com 24.080 unidades comercializadas de janeiro a dezembro — está longe de ser um sucesso de vendas, mas não por falta de atributos.
A convite da Fiat, Sobre Rodas avaliou a versão HGT do modelo, que é hoje a topo de linha e parte de R$ 78.490. Ela oferece espaço e conforto de sobra, mas a esportividade prometida pelo sedã fica somente no visual.
Visualmente, o carro traz detalhes em preto na carroceria e no interior. Por fora, ele tem aerofólio na tampa do porta-malas, retrovisores em preto, grade frontal escurecida, maçanetas na cor do veículo e logos Fiat escurecidos. Não se pode negar que o visual agressivo caiu bem no modelo.
O interior do veículo, por sua vez, é todo em preto e há detalhes cromados e na cor prata no volante, no painel e no console.
Ar-condicionado digital, volante multifuncional, central multimídia de 7” com direito a espelhamento de celular, quadro de instrumentos com tela de alta resolução e botão de partida são de série.
Em termos de segurança, há cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, sistema Isofix, controles de tração e estabilidade e auxiliar de partida em rampa.
Opcionalmente, podem ser incluídos teto bicolor, bancos de couro, câmera de ré, airbags laterais e o Kit Tech 2 composto por chave presencial, retrovisor com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensores de chuva e crepuscular e retrovisor eletrocrômico.
O conjunto mecânico, o mesmo da versão Precision, traz motor 1.8 flex de até 139 cv e torque de 19,3 kgfm associado ao câmbio automático de seis marchas, que pode ser acionado pelo modo manual através das borboletas localizadas na alavanca ou atrás do volante.
Na prática, o motor não apresenta desempenho de tirar o fôlego, mas anda bem tanto na cidade quanto na estrada.
Com 100% de álcool no tanque, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 196 km/h. No consumo, faz médias de 7,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.
Ponto positivo também para a estabilidade e para a suspensão. Apesar das rodas aro 17 com pneus de perfil baixo, o carro absorve bem as irregularidades do solo.
SAIBA MAIS
O que a versão HGT traz de série
| Foto:
Assessoria Fiat
Ar-condicionado digital
Banco do motorista com regulagem de altura
Duas entradas USB
Banco traseiro rebatível
Central multimídia Uconnect com tela tátil de 7” e conectividade por Android Auto e Apple Car Play
Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
Computador de bordo e desembaçador do vidro traseiro temporizado
Direção elétrica progressiva
Controle eletrônico da aceleração
Controles de tração e estabilidade
Sinalização de frenagem de emergência
Follow me home e Isofix
Airbag duplo e freios ABS com EBD
Hill Holder (sistema de auxílio nas arrancadas em subida)
Iluminação do porta-malas
Predisposição para rádio
Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7” personalizável
Revestimentos dos retrovisores externos em preto
Rodas de liga leve de 17 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Spoiler na tampa traseira
Tapete exclusivo HGT
Revestimento em tecido exclusivo
Tomada 12V e travamento automático das portas a 20km/h
Volante com comandos de rádio e telefone
Opcionais
Bancos revestidos em couro ecológico (R$ 1.690), câmera de ré (R$ 800), airbags laterais (R$ 2.900), além do Pack Bicolor (R$ 900) e do Kit Tech 2 (R$ 2.200), que traz chave presencial, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensores de chuva e crepuscular. O cliente pode escolher ainda o tipo de pintura (de R$ 950 a R$ 1.750).
RAIO - X
Motor
Dianteiro, bicombustível, quatro cilindros em linha 1.8, 16V, comando variável
Cilindrada: 1.747 cm
Potência: 135 cv (gas) e 139 cv (álc) a 5.750 rpm
Torque: 18,8 kgfm (gas) e 19,3 kgfm (álc) a 3.750 rpm
Câmbio
Automático sequencial de seis marchas
Direção
Elétrica
Suspensão
Dianteira: MacPherson
Traseira: eixo de torção
Freios
Dianteiros: disco ventilado
Traseiros: tambor
Dimensões
Comprimento: 4.364 mm
Largura: 1.726 mm
Altura: 1.516 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Porta-malas: 525 litros
Tanque: 48 litros
Desempenho
0 a 100 km/h: 10,8 segundos (gas) e 9,9 segundos (álc)
Velocidade máxima: 195 km/h (gas) e 196 km/h (álc)