X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Creches reabrem com mais atividades ao ar livre


Imagem ilustrativa da imagem Creches reabrem com mais atividades ao ar livre
Com máscaras, crianças se divertem em colônia de férias de creche |  Foto: Beto Morais / AT

Após as festas de fim de ano, as creches já começaram a retomar as atividades presenciais na Grande Vitória. Mas, com a pandemia, agora as instituições de ensino infantil estão optando por outras atividades, voltadas ao ar livre, além do uso de máscaras e do distanciamento social.

A escola Happy Kids, em Itacibá, Cariacica, viu a necessidade de se adaptar ao novo momento. A diretora da unidade, Laryssa Ferreira, disse que ocorreram mudanças, como nos horários dos alunos.

“Iniciamos as atividades no dia 4, com uma colônia de férias e uma rotina mais tranquila. Assim que o aluno chega, é direcionado ao banho e à troca de toda a roupa”, informou. Já as aulas em definitivo começam no dia 1º de fevereiro.

Em Vila Velha, o Espaço Montessoriano Morada do Mundo, no centro de Vila Velha, também aproveitou este mês para colônia de férias e marcou o início do ano letivo para o dia 1º de fevereiro.

Segundo a diretora pedagógica da unidade, Renata Lacerda, o local conta com uma área aberta de cerca de 400m, que será priorizado para as atividades. As salas de aula têm pias e banheiros, para facilitar a higienização das crianças.

Também em Vila Velha, em Itapuã, a creche Rei Davi promove a colônia de férias com brincadeiras lúdicas, respeitando as normas de segurança. As atividades letivas estão marcadas para voltar no próximo dia 1º, adotando o uso de máscara, aferição de temperatura e álcool em gel, além do número máximo de 10 alunos por turma.

Em Vitória, a creche Eureka, em Jardim Camburi, já está em funcionamento, com colônia de férias. Segundo a diretora, Márcia Laperrière, foi elaborado um protocolo de biossegurança seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As aulas na unidade começam dia 1º de fevereiro, com atividades sendo realizadas, em grande parte, na área externa, ao ar livre.

Outra creche que retorna com o período letivo no primeiro dia de fevereiro é a Alphabetz, na Enseada do Suá. Uma das medidas de segurança adotadas é o uso de calçado exclusivo para andar pelo embiente interno da creche, além do uso de máscara e álcool em gel.

Na Praia do Canto, a creche Novo Mundo iniciou as atividades lúdicas com uma rotina diferenciada, até que comece o período letivo, no dia 1º de fevereiro. Utilização de máscara e brinquedos organizados para uso individual estão entre as medidas, segundo a diretora Elaine Santana.

Retorno nas prefeituras na 1ª semana de fevereiro

As prefeituras da Grande Vitória também estão se movimentando para possibilitar o retorno das aulas, sejam elas presenciais ou ainda que de maneira remota.

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Educação informou que a data prevista para o início do ano letivo é dia 5 de fevereiro. O retorno na rede pública da capital vai ocorrer de maneira gradual, sendo priorizado o ensino fundamental.

Em Cariacica, as aulas estão previstas para retornar na primeira semana de fevereiro, a princípio, com o ensino remoto, segundo a prefeitura.

Além disso, a prefeitura disse ter aprovado o calendário 2020/2021, para que os conteúdos que não foram trabalhados no ano passado sejam aprofundados este ano e que, por isso, o ano letivo será um calendário bianual.

Já em Vila Velha, a prefeitura informou que está sendo feito um levantamento para subsidiar a decisão sobre o retorno às aulas.

A Prefeitura da Serra disse que, em fiscalização feita ontem, foi detectada a necessidade de ajustes nas unidades de educação, como abertura de janelas para ampliar a ventilação e construção de banheiros, entre outros reparos. A data de retorno das aulas ainda não foi definida.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: