Vitória abre 1.800 vagas para vacinar pessoas com comorbidades
Escute essa reportagem

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória abre às 17 horas, desta segunda-feira (3), o primeiro agendamento de vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades e deficiência permanente.
De acordo com a pasta serão disponibilizadas 1.800 vagas para esse grupo e a vacina deve ser marcada pelo site da Prefeitura (clique aqui) ou pelo aplicativo Vitória Online
De acordo com a resolução 048/21 do Governo Estado, na primeira fase desse grupo, serão imunizadas:
-
Pessoas entre 18 e 59 anos com Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental);
-
Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
-
Pessoas com fibrose cística
-
Gestantes e puérperas com comorbidades
-
Pessoas com obesidade mórbida (IMC >40)
-
Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com idade entre 55 e 59 anos.
A vacinação acontecerá nesta terça-feira (4), no Maanaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), no ginásio da Faculdade Salesiana e na Igreja Batista de Jardim da Penha.
A secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen., explicou que esse grupo da primeira fase possui muitas especificidades. Por isso, nesta primeira etapa, a maioria das pessoas com as comorbidades relacionadas será vacinada por busca ativa.
"As nossas equipes irão até as clínicas de hemodiálise e APAE, as gestantes e puérperas serão vacinadas no Centro Médico de Especialidades do município, e vamos receber uma lista nominal da Assistência Social com pessoas com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC)", explicou ela.
Para a aplicação da vacina, o morador deve ter atenção quantos aos documentos para comprovar a comorbidade. Segundo a Semus, como comprovação para a vacinação, deverá ser apresentado um destes documentos, além do documento de identificação com foto: laudo médico, prescrição médica ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.
Comentários