VÍDEO | Indígena com Covid sofre aborto e recebe feto em vasilha plástica
Escute essa reportagem
Após sofrer um aborto espontâneo, a indígena Jaciele Pego Ramos Bolonese, de 31 anos, que testou positivo para a Covid-19, denunciou que recebeu o feto, dentro de uma embalagem improvisada de plástico. Ela é da etnia de tupiniquim e mora na aldeia Caieiras Velhas, em Aracruz, Norte do Estado.
A índia conta que sofreu o aborto em casa, na última sexta-feira, depois de ter procurado atendimento médico.
Ela foi levada para o hospital São Camilo, em Aracruz, com ajuda de uma ambulância e teria ficado com o feto no quarto, enquanto aguardava pelo procedimento de curetagem – feito em mulheres que sofrem aborto.
Jaciele relatou ainda que depois do procedimento médico, o feto foi colocado dentro de uma garrafa de soro fisiológico improvisada e lacrada com fita adesiva, por uma enfermeira, na frente dela.
“A gente não sabia o que fazer com o feto. Eu não fui orientada em momento nenhum. Uma enfermeira chegou a oferecer uma sacolinha”, lamenta a índia.
Desorientada, Jaciele disse que chegou a levar o feto para casa, no dia que recebeu alta, sábado. Ele permaneceu até a última segunda-feira, quando profissionais de saúde foram até a sua residência e recolheram o feto.
O marido da índia, David, gravou um vídeo mostrando o desespero da mulher na casa onde eles moram com mais três filhos.
Em nota, o hospital disse que a “orientação do município é que a família ou o paciente entregue as peças para o histopatológico na Casa Rosa (que é o serviço municipal responsável pelo envio de materiais).
O Hospital disse também que “não é responsável pelas análises de biópsias e histopatológicos”.
“Assim que tomamos ciência de vídeos e ligações de lideranças comunitárias, imediatamente enviamos uma equipe do hospital para recolher o feto para reduzir o constrangimento a familiares e ligamos para a secretaria de saúde”.
Sobre o fato do feto ser colocado dentro de uma garrafa, o hospital disse que abriu uma sindicância para apurar os fatos.
Veja o vídeo
Comentários