X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Vereadores de Cachoeiro aprovam projeto para impedir lockdown


Por 17 votos a um, a Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado aprovou na noite de terça-feira (23) o projeto de lei 17/2021 que muda o entendimento do que é atividade essencial ou não. Pela matéria, toda atividade lícita passa a ser essencial e, por isso, não poderá ser objeto de restrição em períodos de pandemia.

Na prática, a medida tem como objetivo impedir um decreto de lockdown em Cachoeiro de Itapemirim, garantindo que todas as lojas e empresas prestadoras de serviço possam funcionar sem restrições, desde que atendam às normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Dos 19 vereadores de Cachoeiro, somente Diogo Pereira Lube (PP) votou contra a matéria, que foi apresentada na sexta-feira (19) e votada em regime de urgência. O presidente da Casa, Brás Zagotto (PV), não votou. Por previsão regimental, ele só votaria em caso de empate.

Desde semana passada alguns comerciantes de Cachoeiro têm protestado contra a quarentena. Somente atividades consideradas essenciais funcionam na cidade. Na tarde de terça-feira, eles fizeram nova manifestação e foram até a recepção da Câmara Municipal, antes do início da sessão, cobrar o retorno de suas atividades.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores de Cachoeiro aprovam projeto para impedir lockdown
Vista da cidade de Cachoeiro de Itapemirim |  Foto: Alessandro de Paula

O projeto foi protocolado pelo vereador Juninho Corrêa (PL), com o apoio e assinatura dos demais vereadores.

Logo após ser lido na sessão de terça, a pedido do presidente Brás Zagotto, a matéria seguiu imediatamente para a Procuradoria da Casa, que preparou o parecer jurídico.

Da mesma forma, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) também se apressou a emitir seu parecer, e, com isso, o projeto pode ser votado com urgência máxima.

Após passar por redação final, o projeto será encaminhado para a análise do prefeito Victor Coelho, que terá 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: