X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Vacinação com apenas meia dose deixa 88% protegidos


Imagem ilustrativa da imagem Vacinação com apenas meia dose deixa 88% protegidos
Projeto Viana Vacinada |  Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Viana

O estudo realizado em Viana com coordenação científica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), mostrou que 88,3% dos voluntários desenvolveram anticorpos neutralizantes conta a covid-19 com apenas a primeira meia da dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz.

O Projeto Viana Vacinada tem o objetivo de investigar e avaliar capacidade da meia dose da vacina Astrazeneca, pareceria da Oxford com a Fiocruz, na população do município de 18 a 49 anos.

Segundo a professora e pesquisadora Valéria Valim, coordenadora do estudo, os resultados preliminares são promissores. Ela explica que os anticorpos neutralizantes são uma das formas de defesa do organismo contra o vírus

“Demonstramos com esses dados que a primeira meia dose foi capaz de aumentar anticorpos em 88,3% dos participantes que não tiveram contato com o vírus”, aponta.

Com a segunda meia dose a probabilidade é de que o aumento da quantidade de anticorpos chegue a 100%, é o que espera a pesquisadora.

“Além disso, identificamos uma redução de 85% nas notificações em comparação ao mês de abril de 2021. Outro dado relevante é que nenhum óbito foi registrado após os 14 dias da cobertura vacinal da primeira meia dose”, completa a coordenadora.

Mas a pesquisadora alerta que o resultado não libera as pessoas de seguirem adotando as medidas de proteção como o uso de máscara e o distanciamento.

A meia dose inicial foi aplicada no dia 13 de junho em 19.584 participantes. No domingo (8), foi o Dia D para aplicar a segunda meia dose.

De acordo com a Prefeitura de Viana, 10.464 pessoas compareceram para receber o complemento. Na terça-feira (10), vai ser dada continuidade à vacinação dos que não puderam tomar a segunda meia dose no domingo.

Para as próximas fases do estudo estão previstas novas coletas nos dias 11 e 12 de setembro, para avaliar a produção de anticorpos protetores e a produção de células de memória para defesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: