X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Vacina produzida pelo Butantã tem o "melhor perfil de segurança" do mundo

| 19/10/2020 16:13 h | Atualizado em 19/10/2020, 16:24

A vacina chinesa contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é a mais segura das que estão em desenvolvimento em todo o mundo. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (19).

Segundo o governador João Doria (PSDB), o medicamento CoronaVac é o mais promissor e o mais avançado no país.

"Os primeiros resultados do estudo clínico comprovam que, entre todas vacinas, a Coronavac é a mais segura e apresenta melhores índices e mais promissores. É, de fato, a vacina mais avançada neste momento", disse.

Pela primeira vez, Dimas Covas, diretor do centro de pesquisa, mostrou comparativo feito entre os estados e reforçou a segurança do remédio, com a menor taxa de efeito adverso.

"A vacina Butantan é a mais segura em termos de efeito colateral e lá [slide mostrado na coletiva] está o comparativo. No total, das 12 mil vacinações, feitas até então, ela tem ocorrência de efeitos, somando tudo em 35%. Nas demais, nenhuma foi inferior a 70%", explicou.

Entre esses voluntários, com idade entre 18 e 59 anos, apenas 35% tiveram reações como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não há registro de efeito colateral grave durante a testagem.

No Brasil, o antivírus chinês foi testado em 9 mil voluntários, em 16 instituições espalhadas por sete estados. O número deve ser ampliado para 13 mil, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Imunização obrigatória

Na semana passada, o tucano voltou a reafirmar que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória em todo o estado. Apenas pessoas com atestado médico serão liberadas de receber o antivírus.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS