X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Vacina produzida pelo Butantã tem o "melhor perfil de segurança" do mundo


A vacina chinesa contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é a mais segura das que estão em desenvolvimento em todo o mundo. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (19).

Segundo o governador João Doria (PSDB), o medicamento CoronaVac é o mais promissor e o mais avançado no país.

"Os primeiros resultados do estudo clínico comprovam que, entre todas vacinas, a Coronavac é a mais segura e apresenta melhores índices e mais promissores. É, de fato, a vacina mais avançada neste momento", disse.

Pela primeira vez, Dimas Covas, diretor do centro de pesquisa, mostrou comparativo feito entre os estados e reforçou a segurança do remédio, com a menor taxa de efeito adverso.

"A vacina Butantan é a mais segura em termos de efeito colateral e lá [slide mostrado na coletiva] está o comparativo. No total, das 12 mil vacinações, feitas até então, ela tem ocorrência de efeitos, somando tudo em 35%. Nas demais, nenhuma foi inferior a 70%", explicou.

Entre esses voluntários, com idade entre 18 e 59 anos, apenas 35% tiveram reações como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não há registro de efeito colateral grave durante a testagem.

No Brasil, o antivírus chinês foi testado em 9 mil voluntários, em 16 instituições espalhadas por sete estados. O número deve ser ampliado para 13 mil, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Imunização obrigatória

Na semana passada, o tucano voltou a reafirmar que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória em todo o estado. Apenas pessoas com atestado médico serão liberadas de receber o antivírus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: