Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Vacina contra covid: Estado quer terceira dose para idosos em setembro

| 23/08/2021 18:51 h | Atualizado em 23/08/2021, 19:10

O Estado pretende aplicar uma terceira dose de imunizante contra covid-19 na população idosa capixaba no mês de setembro deste ano.

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva para atualizar as informações sobre o enfrentamento a Covid-19.

A estratégia é aplicar a terceira dose em idosos que foram imunizados há mais de 6 meses com vacinas heterólogas, ou seja, doses de fabricantes diferentes das que foram aplicadas anteriormente.

"A vacinação dos idosos com a terceira dose, especialmente aqueles que receberam a vacina a mais de 6 meses, independente do imunizante, representa uma das principais medidas capazes de impedir que o país viva um novo momento de crescimento de óbitos

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra covid: Estado quer terceira dose para idosos em setembro

De acordo com Nésio, a medida será adotada para combater um cenário de crescimento no número de internações e óbitos e representar um novo momento de consolidação da queda de internações e a preservação da queda de óbitos.

Apesar disso, o Estado ainda avalia essa medida, que precisa ser aprovada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Caso a D3 seja aprovada, a Secretaria de Saúde (Sesa) deve adotar o mesmo esquema vacinal implementado com as duas primeiras doses, com vacinação de acamados e idosos institucionalizados, para seguir faixas etárias com agendamentos on-line.

O Estado ainda avalia a possibilidade de antecipar a D2 da Pfizer e AstraZeneca para pelo menos 8 semanas como medida a antecipar os benefícios da dose de reforço.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS