X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Terceira dose da Pfizer é eficaz em idosos


Imagem ilustrativa da imagem Terceira dose da Pfizer é eficaz em idosos
Vacina Comirnaty da PFizer/BioNtech |  Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

Com a discussão em vários países sobre a necessidade da aplicação de um reforço das vacinas, um provedor de serviços de saúde israelense afirmou ontem que uma terceira dose do imunizante da Pfizer contra a covid-19 foi considerada 86% eficaz em pessoas com mais de 60 anos.

Os resultados iniciais são de um estudo com milhares de participantes, de acordo com a agência Reuters.

A israelense HMO Maccabi, que oferece cobertura médica a mais de um quarto da população de 9,3 milhões do país, comparou os resultados de 149.144 pessoas com mais de 60 anos, que receberam a terceira dose pelo menos uma semana antes, com 675.630 que tomaram apenas duas doses, entre janeiro e fevereiro.

Pelo levantamento, 37 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus após a terceira dose, em comparação com 1.064 casos positivos entre aqueles que receberam apenas duas doses do imunizante, informou a HMO Maccabi em um comunicado.

O provedor de serviços de saúde acrescentou que os grupos comparados tinham perfis demográficos semelhantes. O estudo não forneceu, porém, informações sobre a gravidade dos 37 casos positivos, nem detalhou se os pacientes tinham algum tipo de comorbidade (doença preexistente).

Variantes

O laboratório americano Pfizer disse que a eficácia de sua vacina diminui com o tempo e que uma terceira dose mostrou anticorpos neutralizantes significativamente maiores contra o vírus da covid-19 inicial, bem como contra a variante beta e a altamente infecciosa delta.

Israel começou a administrar terceiras doses da Pfizer no mês passado para enfrentar um aumento nas infecções locais causadas pela variante delta. Receberam a terceira dose cerca de 1,1 milhão de israelenses elegíveis – pessoas com mais de 50 anos e profissionais de saúde, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: