Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Terceira dose da Pfizer é eficaz em idosos

| 19/08/2021 14:54 h | Atualizado em 19/08/2021, 15:13

Vacina Comirnaty da PFizer/BioNtech
Vacina Comirnaty da PFizer/BioNtech |  Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

Com a discussão em vários países sobre a necessidade da aplicação de um reforço das vacinas, um provedor de serviços de saúde israelense afirmou ontem que uma terceira dose do imunizante da Pfizer contra a covid-19 foi considerada 86% eficaz em pessoas com mais de 60 anos.

Os resultados iniciais são de um estudo com milhares de participantes, de acordo com a agência Reuters.

A israelense HMO Maccabi, que oferece cobertura médica a mais de um quarto da população de 9,3 milhões do país, comparou os resultados de 149.144 pessoas com mais de 60 anos, que receberam a terceira dose pelo menos uma semana antes, com 675.630 que tomaram apenas duas doses, entre janeiro e fevereiro.

Pelo levantamento, 37 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus após a terceira dose, em comparação com 1.064 casos positivos entre aqueles que receberam apenas duas doses do imunizante, informou a HMO Maccabi em um comunicado.

O provedor de serviços de saúde acrescentou que os grupos comparados tinham perfis demográficos semelhantes. O estudo não forneceu, porém, informações sobre a gravidade dos 37 casos positivos, nem detalhou se os pacientes tinham algum tipo de comorbidade (doença preexistente).

Variantes

O laboratório americano Pfizer disse que a eficácia de sua vacina diminui com o tempo e que uma terceira dose mostrou anticorpos neutralizantes significativamente maiores contra o vírus da covid-19 inicial, bem como contra a variante beta e a altamente infecciosa delta.

Israel começou a administrar terceiras doses da Pfizer no mês passado para enfrentar um aumento nas infecções locais causadas pela variante delta. Receberam a terceira dose cerca de 1,1 milhão de israelenses elegíveis – pessoas com mais de 50 anos e profissionais de saúde, entre outros.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS