X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Taxa de transmissão da Covid na Grande Vitória é a maior desde julho


Imagem ilustrativa da imagem Taxa de transmissão da Covid na Grande Vitória é a maior desde julho
Movimento no comércio na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica, durante a pandemia |  Foto: Kadidja Fernandes - 06/05/2020

A taxa de transmissão do novo coronavírus voltou a ficar acima de 1 na Grande Vitória. Os dados do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), grupo que faz o monitoramento dos dados da doença no Espírito Santo, mostram que esse índice na semana que se encerrou em 2 de outubro foi de 1,14 – ou seja, cada grupo de 10 infectados tem a possibilidade de transmitir o vírus para mais 11 pessoas.

Os dados do núcleo indicam que essa é a maior taxa de transmissão do coronavírus na Grande Vitória desde a semana de 17 de julho, quando o índice registrado foi de 0,68.

De acordo com o diretor de Integração e Projetos Especiais, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), entidade que coordena o NIEE, Pablo Lira, essa flutuação na taxa de transmissão já é algo esperado, mas passou a ser observada com mais frequência desde setembro.

“A partir do mês de setembro que a gente tem a taxa na Grande Vitória ficando entre 0,9 e 1 por conta de fatores como ampliação dos critérios de testagem, que aconteceu a partir de setembro; o inquérito sorológico no sistema prisional, que tivemos em setembro e as principais unidades no Estado ficam na Grande Vitória, como Complexo de Viana e Penitenciária de Vila Velha. Também pode ter influência do feriado de 7 de Setembro”, explicou ele.

Lira revelou que, embora seja algo esperado, as variações positivas na taxa de transmissão são analisadas com atenção pelo grupo e o aumento na Grande Vitória foi puxado por conta das cidades de Vila Velha e Vitória, além da Serra em uma menor proporção. “Apresentaram, em setembro, uma média móvel com variações positivas nos casos confirmados”, informou sobre o motivo.

O diretor do instituto ainda destacou que esse aumento da taxa de transmissão não impactou no número de mortes, o que é um dado positivo. Segundo ele, houve redução de 30,53% na média móvel de casos dos últimos 14 dias e a média móvel de óbito está em 8, uma queda de mais de 15%. “Tudo indica uma queda da taxa na segunda semana de outubro, levando em consideração a média móvel de casos e óbitos”.

O NIEE é coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e é composto por representantes do governo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para realização de estudos que possam subsidiar as decisões do poder executivo estadual nas medidas de enfrentamento à pandemia.

Transmissão no Estado segue abaixo de 1

Quando observada a taxa de transmissão no Estado, somando Grande Vitória e interior, esse índice permaneceu novamente abaixo de 1 na primeira semana de outubro.

De acordo com o diretor de Integração e Projetos Especiais, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, foi registrada a taxa de 0,96 – cada grupo de 10 infectados tem potencial de transmitir o vírus para 9 pessoas.

Desde a semana de 17 de julho, que o índice no Estado está abaixo de 1. “Estamos com a taxa abaixo de 1 nas últimas 11 semanas e isso nos dá condições de avançar no Plano de Convivência com a Pandemia”, explicou ele.

Em relação ao dado da semana anterior, houve uma pequena variação, já que o índice era de 0,82. Esse crescimento foi puxado por conta da subida da taxa na Grande Vitória.

No interior, o índice também permanece abaixo de 1. O resultado registrado na última semana foi de 0,81 – na última semana de setembro, a taxa era de 0,76.

Mortes

O diretor de Integração e Projetos Especiais, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, ainda destaca que o Estado tem uma tendência de redução no número de óbitos diários provocados pela Covid-19 nas próximas semanas.

A média móvel atual é de 8 mortes por dia, de acordo com os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Esse número vem caindo desde julho. A nossa média era de 38 e, agora, está em 8. Seguindo essa tendência, se não tiver nenhum fator a típico, é chegar a novembro com uma média próximo de 5. O ideal seria o cenário com a vacina, que a gente teria uma redução mais significativa”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: