X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

STJ cassa liminar que limitava atuação do MPF sobre Covid-19 no Estado


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão cassou, na quinta-feira (18), a liminar da Justiça do Espírito Santo que determinava o trancamento de ações do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) sobre a Covid-19 no Estado.

De acordo com o MPF, “pela decisão, os autos do processo analisado pela Justiça Estadual devem ser remetidos à 4ª Vara Federal Cível de Vitória”.

Por meio de nota, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou que "ainda não foi oficialmente notificada. No entanto, adianta que vai recorrer da decisão no STJ, bem como atuará junto à Justiça Federal para garantir a manutenção da liminar anterior”. 

Entenda o caso

No dia 10, o juiz Ubirajara Paixão Pinheiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória, trancou ações do Ministério Público Federal (MPF) contra o Estado. O governo alega que o MPF está interferindo indevidamente nas políticas públicas de combate à pandemia do coronavírus.

Imagem ilustrativa da imagem STJ cassa liminar que limitava atuação do MPF sobre Covid-19 no Estado
Profissional com equipamentos no combate ao covid-19 |  Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Ministério Público notificou o governo para adotar providências, como mudanças de critérios da matriz de risco. O governo, então, entrou com ação na Justiça Estadual contra a notificação do MPF.

O Estado obteve decisão favorável do plantão judiciário do dia 6. Depois, obteve uma decisão do juiz titular do caso, “trancando” o procedimento do Ministério Público.

Segundo a decisão do magistrado, o MPF instaurou um procedimento administrativo e expediu uma recomendação “a qual recomenda que o Estado do Espírito Santo deveria incluir a ‘a taxa de transmissão do vírus da Covid-19 na Matriz de Risco Ampliada do Espírito Santo’”.

O Estado alega que “a citada recomendação não possui qualquer respaldo técnico ou científico”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: