X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

“Se não conseguirmos conter nova onda, podemos aumentar as restrições", diz governador


O Brasil segue batendo recordes no número de mortes e casos confirmados de Covid-19, o que levou diversos estados e municípios a tomarem medidas mais restritivas. Além disso, o sistema de saúde de alguns desses estados colapsou e os pacientes ficaram sem vagas em hospitais.

O governador Renato Casagrande demonstrou preocupação pelo avanço da doença e disse que, “se não conseguirmos conter essa nova onda de infecções com medidas de distanciamento social, como o uso de máscara e evitando aglomerações, talvez tenhamos que aumentar as restrições comerciais e sociais. Não é o que queremos. Estamos vendo isso acontecer em outros 20 estados, porém, seguimos aqui sob controle”.

Durante evento que marcou o começo da vacinação de idosos com 75 anos ou mais, Unidade de Saúde de Vila Bethânia, em Viana, na manhã desta quinta-feira (11), o governador destacou a importância de se imunizar.

“Se recebermos mais vacinas, podemos vacinar todos e iniciar a faixa etária acima dos 70 anos. As vacinas chegam aos poucos, mas estamos nos esforçando para chegar às pessoas, para que possamos imunizar e impedir o crescimento da circulação do vírus”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem “Se não conseguirmos conter nova onda, podemos aumentar as restrições", diz governador
Idosos a partir de 75 anos foram vacinados |  Foto: Hélio Filho/ Secom

Quem tomou a primeira dose nesta quinta já começou a idealizar dias melhores. “Devido ao isolamento social, acabei ficando mais distante da minha irmã. Mas, depois que estiver totalmente imunizada, quero poder visitá-la e matar essa saudade”, comentou a idosa Lindalva Miranda dos Santos, 76 anos.

Já Maria de Lourdes Fernandes, 75 anos, teve dificuldade em controlar a ansiedade para o tão esperado momento. “Eu quase não dormi essa noite esperando para este momento. Ontem o agente de saúde foi à minha casa para informar sobre a vacina e não me contive, saí ligando para toda família”, contou.

Joselino Pereira, 75 anos, também recebeu a notícia com alegria. “Quero poder voltar a visitar meus amigos e resolver minhas coisas. Essa vacina vai nos trazer liberdade!”, explicou.

“Espero que todos possam ser vacinados logo e que a nossa rotina volte ao normal. É muito importante estarmos aqui hoje sendo vacinados. Estamos nos protegendo e cuidando do próximo”, relatou Cláudia Furlani, 76 anos.

Na quarta (10) o Estado recebeu 50.200 mil doses de CoronaVac. “Além do envio de imunizantes aos municípios com o quantitativo de 15% da D1 para iniciar a vacinação de idosos de 75 a 79 anos (66.902 de população total); serão encaminhadas doses para completar 100% da D1 de idosos de 80 a 84 anos (atual cobertura de 81%); doses para completar 100% da D2 de idosos de 90 anos ou mais; e 3% de D1 para trabalhadores da saúde, totalizando 94% de cobertura”, explicou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: