X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Rio vai fazer busca nas escolas por crianças não vacinadas contra a Covid


A Prefeitura do Rio de Janeiro Janeiro pretende começar na semana que vem uma busca nas escolas por crianças que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19.

"Vamos distribuir uma ficha para os pais preencherem com a situação vacinal da criança", disse o secretário da Saúde do Rio, Daniel Soranz, em entrevista concedida ao programa "Bom Dia Rio", da TV Globo.

Com autorização dos pais, segundo Soranz, as crianças com o esquema incompleto poderão ser vacinadas nas escolas em que estudam. "O objetivo é aumentar o nível da cobertura da vacinação infantil, que está muito baixa", completou o secretário.

Não há a previsão de que seja exigida a apresentação de um comprovante de vacinação contra a covid-19 para que as crianças permaneçam em ambiente escolar.

"É um processo de educação dos pais e das crianças sobre a importância da vacina. Os professores vão estar aptos a orientar as famílias, e as equipes de saúde, com o formulário de autorização nas mãos, vão realizar a vacinação", disse.

 

Imagem ilustrativa da imagem Rio vai fazer busca nas escolas por crianças não vacinadas contra a Covid
Vacina contra a covid-19 |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Além dos colégios municipais, "algumas escolas privadas e as estaduais" também terão a distribuição do formulário aos pais e responsáveis. Já nas unidades vinculadas ao governo federal, a ação "ainda está em processo de discussão", segundo Soranz.

Atualmente, 29% da população de 5 a 11 anos do Rio já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo painel atualizado nesta sexta pela Secretaria da Saúde.

Já na faixa etária entre 12 a 19 anos, o painel contabiliza 100% da população com ao menos uma dose: 2% com as três doses (reforço), 79% com duas e 19% com apenas uma.

O calendário da vacinação contra a Covid-19 foi retomado nesta sexta no Rio, após a campanha ter sido paralisado na última terça-feira (1º) por falta de doses.

Entre esta sexta e sábado, crianças a partir de 6 anos podem ser levadas aos postos de vacinação para receber a primeira dose contra a covid-19. Na próxima segunda-feira (7), será a vez das meninas de 5 anos. Na terça-feira (8), os meninos da mesma idade.

Crianças entre 5 a 11 que sejam portadoras de alguma deficiência ou comorbidade podem se dirigir aos postos de vacinação a qualquer momento, sem necessidade de acompanhar o calendário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: