X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Remédios faltam na China após aumento de casos de covid-19

Versões genéricas de Tylenol e Advil estão esgotadas em farmácias em Hong Kong, Macau, Taiwan e até na Austrália


Imagem ilustrativa da imagem Remédios faltam na China após aumento de casos de covid-19
Versões genéricas de Tylenol e Advil estão esgotadas em farmácias em Hong Kong, Macau, Taiwan e até na Austrália |  Foto: Canva

O mundo começa a ficar atento e preocupado diante do cenário de uma onda de Covid-19 na China. As exatas proporções do surto entre os cerca de 1,4 bilhão de chineses são desconhecidas, mas a explosão de casos já causa superlotação em hospitais e mortes.

Esse aumento causou a escassez generalizada de medicamentos, enquanto as pessoas lutam para comprar remédios para febre e analgésicos para aliviar os sintomas semelhantes aos da gripe.

A dificuldade de encontrar os remédios se espalhou para fora das fronteiras da China continental, com as versões genéricas de Tylenol e Advil esgotadas em farmácias em Hong Kong, Macau, Taiwan e até na Austrália, levando algumas farmácias locais a limitar as vendas.

A situação reflete a escassez observada nos Estados Unidos e no Canadá de analgésicos infantis, cuja demanda é alt devido à proliferação de vírus respiratórios.

O chefe de saúde de Hong Kong, uma região administrativa especial com um sistema de governo separado do continente chinês, pediu ao público que se abstenha de acumular remédios para resfriado, pedindo-lhes que “não exagerem”.

Imagem ilustrativa da imagem Remédios faltam na China após aumento de casos de covid-19
A dificuldade de encontrar os remédios se espalhou para fora das fronteiras da China continental, com as versões genéricas de Tylenol e Advil esgotadas em farmácias em Hong Kong, Macau, Taiwan e até na Austrália, levando algumas farmácias locais a limitar as vendas |  Foto: Arquivo/AT

Segundo informações da CNN Brasil, em cinco drogarias no distrito comercial de Wan Chai, o medicamento Panadol, a marca local do Tylenol, está esgotado há duas semanas, disseram vendedores à CNN. Um vendedor, que se identificou como Simon, disse que a escassez se deve aos compradores que compram a granel para enviar a seus amigos e parentes no continente.

Quando sua loja consegue obter algum suprimento, ele consegue entregar a clientes antigos na China por meio de um processo complexo que leva cerca de duas semanas, custando entre HK$ 150 (US$ 19) a HK$ 200 (US$ 26) por 2 kg.

“Enviamos as drogas por correio para Macau, onde os nossos agentes as recolhem e depois entregam-nas em mão através da fronteira para Zhuhai”, disse, acrescentando que os correios devem ficar em quarentena assim que chegarem ao continente. Macau é outra região administrativa especial da China, enquanto Zhuhai é uma cidade do sul da China continental com a qual faz fronteira.

As regras atuais não permitem que remédios sejam enviados diretamente de Hong Kong para a China continental, segundo os vendedores. Enviar agentes diretamente de Hong Kong, que também faz fronteira terrestre com o continente, não é viável devido à falta de agentes disponíveis, disse Simon.

Em Macau, o regulador de medicamentos ordenou na semana passada que as farmácias limitassem a compra de analgésicos, remédios para febre e kits de teste de antígeno. A ordem veio depois que os moradores reclamaram de prateleiras vazias quando procuravam remédios para resfriado e febre, segundo o Exmoo News, um jornal local.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: