Prefeituras alertam para cronograma falso de vacinação nas redes sociais
Escute essa reportagem
Um suposto calendário de vacinação de idosos contra a Covid-19, com datas e idades das pessoas, tem circulado nas redes sociais. Nas mensagens, um cronograma falso indica que diversas faixas etárias, de 55 a mais de 75 anos, receberiam as doses até março. Entretanto, ainda não há estimativa para que isso, de fato, aconteça, e as prefeituras reforçaram o alerta de que as notícias são falsas.
Em Linhares, um calendário com o cronograma de vacinação em pessoas com mais de 55 anos, circula em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Mas a prefeitura de Linhares alertou que o calendário é falso.

A secretaria municipal de Saúde de Linhares está vacinando, neste momento, pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante Coronavac nos trabalhadores da saúde que atuam nos três hospitais referência da doença, além de idosos e deficientes institucionalizados.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, a secretaria tem feito de tudo para deixar a comunicação mais clara possível e pede que as pessoas não acreditem nos cronogramas que estão sendo veiculados nas redes sociais.
"Esse é um momento que nosso processo de comunicação deve ser muito preciso, pois existe uma ansiedade muito grande por parte do público a ser vacinado. Não consigo enxergar qual objetivo disso porque causa de um prejuízo muito grande a todos envolvidos seja no desgaste dessas pessoas idosas que se deslocam até as unidades de saúde e para a secretaria. Quando se faz uma divulgação falsa que informa que as pessoas podem procurar a Unidade de Saúde é um ato até inconsequente. Pedimos que a população se informe apenas pelos canais oficiais da prefeitura", explicou.

A prefeitura informou que na próxima semana deverá ter início a vacinação dos idosos acima dos 85 anos, mas a data de início da aplicação das doses será divulgada nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Linhares: site institucional, Facebook e Instagram.
"Estamos combatendo esse problema com um processo de comunicação claro, objetivo e verdadeiro para dar a melhor informação à população. Nós já conseguimos estabelecer uma relação de confiança e boa logística da secretaria municipal de saúde junto com a secretaria de comunicação. E assim pretendemos seguir para vacinar todas a população. Não podemos descuidar de nada porque nosso objetivo é que essas fake news não contaminem as informações verdadeiras", ressaltou o secretário.
O cronograma para quem tem abaixo de 85 anos será divulgado quando houver possibilidade de ampliar a vacinação. A Secretaria de Saúde lembra que aguarda a chegada de mais doses da vacina que previne a Covid-19 para vacinar mais pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde além das Normativas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O secretário informou ainda que todas as ocorrências de notícias falsas estão sendo registradas pelo município.
OUTRAS PREFEITURAS FAZEM ALERTA
Guarapari
I

Aracruz

Leia também
É falso que Ministério da Saúde pré-cadastre para vacinação contra Covid-19 por telefone ou SMS
Covid-19: Ministério da Saúde alerta sobre golpes ligados a vacinação
Comentários