Login

Atualize seus dados

PANDEMIA

Prefeitura contradiz Doria e afirma que não teve dia sem óbitos por Covid

Informação foi confirmada em entrevista coletiva a jornalistas

10/11/2021 17:09:26 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura contradiz Doria e afirma que não teve dia sem óbitos por Covid
Governador João Dória Foto: Divulgação
 

Em entrevista coletiva a jornalistas nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de São Paulo disse que o município não teve, até hoje, nenhum dia sem óbitos por Covid-19.

A afirmação contrasta com o que divulgou o governo de São Paulo na segunda-feira (8), quando anunciou o primeiro dia sem registros de mortes por coronavírus desde o início da pandemia.

Segundo Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica da cidade de São Paulo, houve cinco mortes no domingo (7), outras cinco na segunda (8) e mais duas na terça-feira (9). Ela observou que os números ainda são provisórios e podem ser aumentados após atualizações nos próximos dias.

"Aqui no muncípio de São Paulo nós não tivemos nenhum dia com zero óbitos. Nós registramos o óbito no nosso sistema por data de ocorrência e sempre aguardamos em torno de oito dias para que esse dado seja formalizado para divulgação", disse.

"Entretanto, a situação atual da capital é a melhor de todo o período pandêmico com relação às mortes por Covid e nós estamos caminhando certamente para o dia em que teremos zero óbitos", acrescentou.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacou que a cidade teve alguns dias com apenas um óbito. No evento, a prefeitura anunciou que o uso da máscara continua obrigatório na capital em todos os lugares abertos e fechados ao menos até ao menos 5 dezembro.

A vacinação em massa da população é considerada a responsável pela queda drástica das mortes: 96,3% da população adulta da capital já está com o ciclo de imunização completo, com duas doses ou então com a dose única.

Entre adolescentes, a taxa é de 103,9% com a primeira dose e 19,2% com o esquema vacinal completo.