No primeiro dia de quarentena, mais de mil lojas e bares são notificados por irregularidades
Escute essa reportagem

No primeiro dia de quarentena, mais de mil lojas, bares e restaurantes foram notificados durante uma operação de fiscalização do decreto estadual de quarentena. A ação aconteceu em todo o Estado, nesta quinta-feira (18), e também notificou supermercados, bancos, parques e cultos religiosos.
Em coletiva de imprensa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Alexandre Cerqueira, informou que os alvos da operação foram todos os estabelecimentos que não tem permissão para funcionar durante o período de 14 dias de restrições, que teve início nesta quinta (18) e vai até o dia 31 deste mês.
Até o momento, de acordo com o material divulgado pelo Corpo de Bombeiros, não houve prisão, interdição ou multa em nenhum local fiscalizado. "Inicialmente, a fiscalização tem um tom bem mais ameno. É um movimento de orientação, conscientização e convencimento, até porque no ano passado as restrições foram diferentes", explicou o tenente coronel.
Segundo Alexandre Cerqueira, se o estabelecimento insistir em não cumprir as regras, mesmo sabendo de seus deveres e tendo sido notificado, a penalidade pode evoluir para cassação de alvará, multa, interdição do local ou até prisão.
Em todo o Estado, nesta quinta (18), foram notificados verbal ou formalmente 1.133 locais que são:
- 324 bares e restaurantes;
- 55 supermercados;
- 17 bancos
- 641 lojas/comércio em geral
- 62 parques
- 33 Locais de cultos religiosos
- 1 residência
A operação foi realizada por equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil dos municípios, Postura Municipal e da Vigilância Sanitária de cada cidade, totalizando um efetivo de 712 pessoas. No total, foram aplicadas 570 advertências verbais e 53 advertências formais.
Comentários